Língua portuguesa é falada por cerca de 250 milhões de pessoas

O Dia Nacional da Língua Portuguesa tem o objetivo de homenagear Rui Barbosa Foto: Divulgação

Educadores de todo canto do Brasil certamente prepararam uma aula especial para comemorar o Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebrado nesta terça-feira (5). Afinal, essa é uma grande oportunidade para abordar o tema e promover nos alunos o desejo de valorizar a cultura brasileira.

Criada pelo Governo Federal em 2006, o Dia Nacional da Língua Portuguesa tem o objetivo de homenagear Rui Barbosa, escritor que se dedicou ao estudo da Língua Portuguesa, e celebrar o uso de um dos idiomas mais falados no mundo. Hoje, estima-se que quase metade de um total de 7 mil línguas correm o risco de desaparecer, o que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), empobreceria a humanidade em relação à diversidade linguística.

Atualmente, a Língua Portuguesa é falada por cerca de 250 milhões de pessoas. No Brasil, é ensinada desde os primeiros anos de vida da criança como língua materna. “Nos comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna, que representa a identidade cultural dos povos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza.

Também conhecida como língua nativa ou primeira língua, a língua materna é aprendida de forma natural sem intervenção pedagógica, mas é por meio dela que se promove o desenvolvimento pessoal e social de todo e qualquer cidadão. É no ambiente escolar que a criança aprende sobre o respeito pela pluralidade de culturas, características individuais, socialização, interação com as comunidades, despertar da curiosidade e pensamento crítico.

Fonte: Diário do Litoral

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes