LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

Quase metade das seis mil línguas faladas no mundo estão numa situação vulnerável ou em risco de desaparecer. Na União Europeia, entre 40 e 50 milhões de pessoas falam uma das suas 60 línguas regionais ou minoritárias, algumas das quais estão em sério risco, de acordo com um documento de Bruxelas. Em Portugal, existem algumas destas línguas sendo que apenas o mirandês (1999) e o barranquenho (2021) já foram reconhecidos pelo Parlamento.

É para alertar para a existência destes idiomas e lutar pela sua preservação que se realizou em 2022, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, a primeira edição do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias, que terá uma periodicidade bienal.

O LÍNGUA é um evento dedicado às línguas da terra, onde o teatro comunitário e amador identitário de uma região ou de uma língua ou dialecto tenha palco. O que perdemos quando morre uma língua? A resposta a esta pergunta levou à criação deste festival: a importância do teatro como expressão de resiliência da mesma, porque quando morre uma língua, morre todo um legado outrora transmitido de geração em geração.

festival lingua 2022 clube unesco teatro balugas

Cartaz para divulgação do primeiro evento realizado em 2022

O festival em sua primeira edição abriu com um espectáculo em mirandês, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, em parceria com o Teatro de Balugas. Foram apresentados também obras teatrais em estremenho (da região espanhola da Estremadura) e em sassarese (da região italiana da Sardenha). O evento teve também debates sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território, e a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de linguistas e académicos. Houve  igualmente espaço para formação, com destaque para as oficinas sobre commedia dell’arte e criação em teatro documental.

Este Festival pretende não só ser uma mostra de teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro comunitário e amador apresenta neste contexto.

Agora em 2024 o evento volta a cena!

Um palco, qual Arca de Noé, ergue-se novamente no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos, em Portugal. Está de volta o LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias, um dos mais inspiradores festivais de teatro do mundo!
A programação do LÍNGUA abarca o teatro em línguas minoritárias, ameaçadas e transcende as suas fronteiras. Abre-se ao teatro, amador, comunitário, popular, étnico, numa procura de teatros do mundo reais como são feitos e vividos no nosso tempo.
[cartaz André Sobreiro #ID3]

 

 

(Informações retiradas das páginas do evento)


. Acompanhe o festival nas redes sociais:

https://www.facebook.com/FestivalLingua/

. Assista matéria sobre o evento de 2022:

 

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes