IX Congresso Brasileiro de Hispanistas

logo_ix_congressoA partir do próximo dia 20 de dezembro estarão abertas as inscrições para o IX Congresso Brasileiro de Hispanistas.

O IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), será realizado em Foz do Iguaçu-PR, entre os dias 22 e 25 de agosto de 2016.

Para saber mais, acesse:
Primeira Circular
Segunda Circular
Segunda Circular (español)

Nesta edição, excepcionalmente, o IX Congresso Brasileiro de Hispanistas albergará o II Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, por entendermos que há vinculações entre ambos os projetos. Nosso objetivo é fomentar uma maior sinergia entre o âmbito do hispanismo brasileiro e a região trifronteiriça na qual estamos localizados, entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Pretendemos intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e não brasileiros de diferentes universidades, que se dedicam aos estudos hispânicos.

As áreas temáticas que deverão orientar as propostas de comunicação a serem encaminhadas à organização do congresso são as seguintes:

– Estudos de linguagens: descrição e funcionamento de línguas do universo hispânico. Estudos discursivos e textuais. Perspectivas comparativas. Processos de aquisição. Contato linguístico. Estudos tradutórios relativos às línguas do universo hispânico.

– Ensino de línguas: educação linguística em línguas do universo hispânico. Diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística. Literaturas e educação linguística. Práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. Políticas linguísticas. Formação docente.

– Estudos de literatura e cultura: literaturas de línguas do universo hispânico: poéticas, história e crítica. Culturas do universo hispânico. Relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispânica. Literatura e outras linguagens artísticas. Literatura e outras disciplinas das ciências sociais. Literaturas do universo hispânico e outras literaturas. A tradução como mediação cultural.

Serão aceitas propostas – relativas a pesquisas em andamento ou concluídas – nas modalidades de comunicação coordenada e comunicação individual, até o limite de 400 apresentações. Todas serão avaliadas quanto ao mérito e, como critério de desempate, será considerada a data de envio de proposta. As instruções para envio dos resumos, bem como as demais informações sobre o evento, encontram-se na página web da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH): http://www.hispanistas.org.br/.

A submissão de resumos ocorrerá de 20 de dezembro a 20 de abril, e o envio das cartas de aceite está previsto para ocorrer até 31 de maio de 2016.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades de comunicação coordenada e comunicação individual. Somente doutores, mestres e mestrandos podem apresentar trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Cada pesquisador pode submeter, no máximo, dois trabalhos: um como autor único e um em coautoria. Todos os coautores de um trabalho devem se inscrever no evento e efetuar o pagamento das taxas.

Comunicações coordenadas
São sessões compostas por um coordenador (doutor) e três ou quatro trabalhos (excepcionalmente, cinco), podendo um deles ser do próprio coordenador. As sessões de comunicações coordenadas terão a duração de 1h30min, com 15 minutos para cada comunicação e 30 minutos para debates. A ementa da sessão deverá ter até 300 caracteres com espaço e todas as comunicações devem apresentar um resumo com a extensão de 1000 e 1600 caracteres com espaços. É responsabilidade do coordenador o envio da proposta da sessão de comunicações coordenadas ao Congresso, via formulário eletrônico. No entanto, cada integrante de sessão deverá realizar sua inscrição por meio do mesmo formulário eletrônico, marcando a opção “Comunicação coordenada”.

Comunicações individuais
São trabalhos com 15 minutos de duração e que serão agrupadas pela organização do congresso, por aproximação temática, em sessões de 1h30 de duração, com 30min destinados aos debates. As inscrições de propostas de comunicação serão efetuadas via formulário eletrônico. Para isso, os autores deverão apresentar um resumo entre 1000 e 1600 caracteres com espaços.

A imagem que nos acompanhará, no IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, é um fragmento de ñandutí. Este belo bordado, tecido por mãos femininas, em guarani significa “tela de araña”. A sua beleza e delicadeza nos inspiram a pensar em um encontro que possibilite a criação ou o fortalecimento das redes que nos ligam neste grande emaranhado do hispanismo brasileiro. Como afirma a escritora e artista Josefina Plá, el ñandutí é uma geografia-labirinto. Pretendemos que o IX Congresso Brasileiro de Hispanistas amplie nosso conhecimento geográfico-cultural, promovendo novas tessituras de paisagens, línguas, culturas, saberes e afetos.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas a congressodehispanistas@gmail.com .

Saudações hispanistas,

Comissão Organizadora

Fonte: Associação Brasileira de Hispanistas

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes