IPOL realiza Inventário sobre a Língua Hunsrückisch em São João do Oeste

Durante a realização da 9ª Semana Alemã, uma equipe do IPOL – Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, esteve no município para a realização de um Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano), que é Língua falada no cotidiano de São João do Oeste.

A Equipe do Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI), composta pelos pesquisadores Chari Gonzales, Lívia Gomes, Mariela Silveira, Rodrigo Schelenker e Tamissa Godói,  realizaram pesquisas e entrevistas junto a comunidade local, para composição do Estudo.

Em visita oficial ao Gabinete do Prefeito Fernando Bisigo, destacaram que o trabalho só foi possível devido a recepção calorosa da cidade e a disponibilidade das pessoas em colaborar com o Inventário.

O IPOL – Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística – é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter cultural e educacional, fundada em 1999, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, que representa os interesses da sociedade civil. Constitui-se por profissionais de diversas áreas do conhecimento como Antropologia, Ecologia, Educação, História, Letras, Linguística, Sociologia. Realiza atividades nas áreas de línguas indígenas, línguas de imigração, línguas de fronteira, entre outras, em parceria com diversas instituições nos âmbitos nacional, estadual e municipal, de norte a sul do Brasil, além de parcerias com países da América do Sul. O Instituto é formado na base de uma associação de profissionais de diversas áreas do conhecimento que compartilham a visão de que o Brasil é e deve continuar sendo um país plurilíngue, e que as diversas comunidades linguísticas que integram a cidadania brasileira têm direito a manter suas línguas, culturas e nacionalidades, em conformidade com o que rege a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos.

O IPOL busca, portanto, identificar e colocar-se a serviço das comunidades linguísticas que forma o Brasil, oferecendo assessoria técnica às suas demandas políticas.

Fonte: Prefeitura São João do Oeste

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes