III Simpósio sobre ensino e aprendizagem de línguas indígenas da América Latina

ohioindigenaO Centro de Estudos Latino Americanos da Ohio State University e a Associação para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Indígenas da América Latina (ATLILLA) promovem o I Simpósio internacional de línguas e culturas indígenas da América Latina (ILCLA) e o III Simpósio sobre ensino e aprendizagem de línguas indígenas da América Latina (STLILLA), que terão lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2016 em Columbus, Ohio, EUA.

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Os simpósios irão reunir professores, pesquisadores, dirigentes indígenas e ativistas sociais para este encontro de dois dias sobre línguas e culturas indígenas da América Latina e do Caribe. O Simpósio permitirá a educadores, organizadores, críticos culturais, etnomusicólogos, antropólogos, profissionais de informática e especialistas em outras disciplinas intercambiar ideias, experiências e pesquisas sobre aspectos metodológicos, teóricos, pedagógicos e práticos sob uma perspectiva interdisciplinar. Mais importante ainda, o simpósio contribuirá para difundir o ensino e a aprendizagem; a disseminação e a preservação; o estudo e o desenvolvimento das línguas e culturas indígenas da região.

São aceites propostas de painéis, comunicações, mesas redondas, workshops interativos, sessões com cartazes e exposições sobre técnicas pedagógicas e novas ferramentas tecnológicas.

Uma seleção das comunicações apresentadas durante o simpósio será publicada em alter/nativas, revista de estudos culturais latino americanos.

As propostas deverão indicar claramente sua relação com os temas centrais do Simpósio, abaixo relacionados. As comunicações deverão fomentar o intercâmbio de ideias sobre alguns dos questionamentos e desafios fundamentais que se encontram na interseção da pesquisa com os processos de ensino-aprendizagem das línguas e culturas da América Latina.

Linhas Temáticas

  • Etnografia de línguas e culturas indígenas (importância política, intelectual e social das comunidades indígenas na América Latina; práticas socioculturais e conhecimentos indígenas);
  • Performance e representação das línguas, culturas e identidades indígenas, incluindo cinema;
  • Movimentos sociais indígenas e mobilização política para a democracia, direitos humanos e epistemologias alternativas (e.g. sumakkawsay);
  • Pedagogia da língua (novos meios e tecnologias; educação à distância; cursos on-line; práticas, metodologias e estratégias; métodos de avaliação);
  • Linguística e sociolinguística (atitudes e ideologias linguísticas; línguas em contato e hibridez; dialetologia e estandardização; ideologias e monolinguismo, bilinguismo e multilinguismo);
  • Revitalização e documentação de línguas indígenas (línguas indígenas como primeira, segunda ou terceira língua ou como línguas patrimoniais ou globais; línguas indígenas como LessCommonlyTaughtLanguages (LCTLs); planejamento de políticas linguísticas; digitalização de arquivos e bancos de dados de línguas indígenas).

A data limite para o envio de propostas é dia 29 de fevereiro de 2016.

As propostas e apresentações poderão ser feitas em português, espanhol, inglês, francês ou qualquer língua indígena da América Latina.

I Simpósio internacional de línguas e culturas indígenas da América Latina (ILCLA)
III Simpósio sobre ensino e aprendizagem de línguas indígenas da América Latina (STLILLA)
13-15 de outubro de 2016
The Ohio State University
Columbus, Ohio, EUA

Organizado por
Centro de Estudos Latino Americanos da Ohio State University
Associação para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Indígenas da América Latina (ATLILLA)

Copatrocinado por
OSU University Libraries
OSU Department of Spanish and Portuguese
University of Utah Center for Latin American Studies
University of Chicago Center for Latin American Studies
Tulane University Stone Center for Latin American Studies
University of Michigan Center for Latin American and Caribbean Studies
University of Illinois at Urbana-Champaign Center for Latin American and Caribbean Studies
University of Georgia Latin American and Caribbean Studies Institute
University of Florida Center for Latin American Studies
Ohio University Latin American Studies Program
Syracuse University Latino-Latin American Studies Program
OSU Department of Anthropology
OSU Department of Linguistics
OSU Department of Comparative Studies
OSU Department of Music

Fonte: Plataforma 9

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