II Colóquio da Unesp sobre Línguas de Sinais e Libras
II Colóquio da Unesp sobre Línguas de Sinais e Libras
O II Colóquio da Unesp sobre Línguas de Sinais e Libras será realizado no dia 18 de maio, na FCLAR – Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, localizada na Rod. Araraquara-Jaú Km 1, Araraquara-SP. Trata-se de um evento cujo objetivo principal é promover o debate e as pesquisas relacionadas aos estudos de línguas de sinais, principalmente a libras e à educação de surdos.
As inscrições para o II Colóquio da Unesp sobre línguas de sinais e libras serão gratuitas e poderão ser feitas neste link. Serão aceitas apenas inscrições na modalidade ouvinte.
A programação do evento foi elaborada de modo a dar conta de questões relacionadas à área da educação de surdos e à descrição e análise da gramática das línguas de sinais. As atividades desse II Colóquio serão distribuídas em 1 conferência de abertura e 2 mesas-redondas.
Para a conferência de abertura, convidamos o Professor Roland Pfau da Universidade de Amsterdã, que é uma referência internacional para estudos sobre línguas de sinais. O Prof. Pfau é co-editor da revista Sign Language & Linguistics desde 2007 e membro da Sign Language & Linguistics Society (SLLS). Além de orientar inúmeros trabalhos sobre descrição de línguas de sinais é autor de vários artigos, livros e capítulos de livros sobre a temática de descrição linguística de línguas de sinais. Destaque-se que um dos aspectos mais originais em seus trabalhos referem-se à análise diacrônica de processos de mudança linguística envolvendo línguas de sinais. O professor também é coeditor do livro Sign language – An international handbook, obra internacionalmente conhecida e referência nos estudos sobre línguas de sinais numa perspectiva translinguística.
A primeira mesa redonda do evento abordará a temática da educação de surdos e contará com a presenças das Professoras Dras. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira do Santos. Destaque-se que as professoras, ambas da Universidade Federal de São Carlos, têm ampla experiência na área de educação de surdos e ganharam em 2014 o Prêmio Jabuti na área de Educação com o livro Tenho um Aluno Surdo, e Agora? Introdução à Libras e Educação de Surdos, publicado pela EDUFSCar em 2013.
A segunda mesa redonda, por sua vez, tratará das questões relacionadas à descrição linguística de línguas sinalizadas, área de estudo ainda muito incipiente no Brasil. Compreende-se que uma das maiores dificuldades para a aceitação do surdo é a falta de conhecimento acerca da sua língua, que, ainda que sinalizada, apresenta uma gramática como qualquer outra língua. As pesquisas sobre descrição das línguas visio-gestuais são capazes de apresentar a sistematicidade e o funcionamento dessa gramática, enriquecendo desse modo o ensino e aprendizagem das línguas de sinais. Para essa mesa, foram convidadas as Professoras Dras. Maria Cristina da Cunha Pereira, da PUC-SP e Kelly Priscilla Lóddo Cezar, pós-doutoranda da Unioeste. Ambas professoras desenvolvem pesquisas na área da linguística voltada para a descrição da libras.
Como atividade de encerramento, será exibido filme ucraniano A Gangue.
O evento contará com intérpretes Inglês/Libras e Português/Libras.
Fonte: Página evento no Facebook