I Mostra de Cinema nas Línguas Cooficiais da Espanha

Cena de 'A Língua das Borboletas' - Foto: Divulgação

Cena de ‘A Língua das Borboletas’ – Foto: Divulgação

Instituto Cervantes inicia mostra de filmes falados em línguas minoritárias da Espanha

A partir de hoje, seis filmes falados em euskera, catalão e galego poder ser vistos gratuitamente.

A primeira cidade a receber a mostra é o Recife, depois será exibida em Curitiba (21 a 26/7), Brasília (4 a 9/8), São Paulo (8 a 12/8), Rio de Janeiro (7 a 22/08), Belo Horizonte (20 a 27/8) e Porto Alegre (8 a 13/9).

O Instituto Cervantes inicia nesta quinta-feira (2/7) a Primeira Mostra de Cinema nas Línguas Cooficiais da Espanha. Durante dois fins de semana – neste e no próximo -, o público pernambucano terá a oportunidade de assistira a uma série de seis longa-metragens falados em línguas minoritárias do país, com o galego (Galícia), o euskera (País Basco) e o catalão (Catalunha). Os filmes são legendados em português.

O primeiro a ser exibido, nesta quinta, é o longa-metragem A Língua das Borboletas, de José Luis Cuerda, que é falado em galego. Depois, ainda serão mostrados: 80 Egunean (euskera); Pão Negro (catalão), Os Mortos Vão à Pressa (catalão), Obaba (euskera), Petit Indi (galego).

Serviço: 

I Mostra de Cinema nas Línguas Cooficiais da Espanha
Dias: 02, 03, 04, 09, 10 e 11/07/2015
Hora: 19h (quintas e sextas) e 16h (sábados).
Lugar: Instituto Cervantes do Recife
(Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, Derby, Recife)
Entrada: Gratuita

Programação:

A língua das borboletas
02/07/2015 – 19h – Drama
Final do inverno de 1936. Em um pequeno povoado galego, Moncho, um menino de oito anos, volta à escola após uma longa doença. Seu estranho professor (Fernando Fernán-Gómez) ensina às crianças conhecimentos tão variados como a origem da batata ou a necessidade de que as língua das borboletas tenham forma de espiral. Quando em 18 de julho estoura a guerra, os valores e princípios ensinados ficarão renegados e a relação entre Moncho e seu professor é abalada.
Classificação: Livre
Prêmio: 1999 – Goya: Melhor roteiro adaptado.
Título: A Língua das Borboletas
Diretor: José Luis Cuerda
Ano: 1999
Língua: Galego

80 Egunean
03/07/2015 – 19h – Drama romântico
Axun é uma mulher de 70 anos que vai ao hospital para cuidar do ex-marido de sua filha. Sua surpresa é imensa ao perceber que a mulher que cuida do doente ao lado é Maite, sua grande amiga de adolescência. Logo percebem que a química entre elas continua intacta. Em meio a conversas e lembranças, Axun descobre que Maite é lésbica, e o intenso sentimento resgatado entre as duas tem forte impacto em suas vidas atuais.
Classificação: Livre
Título: 80 Egunean
Diretores: Jon Garaño, José Mari Goenaga
Ano produção: 2010
Língua: Basco

Pão Negro (Pa Negre)
04/07/2015 – 16h – Drama
Durante os duros anos após a guerra civil, em uma zona rural da Cataluña, um menino chamado Andreu, cuja família pertence ao grupo dos perdedores da guerra, encontra em um bosque os cadáveres de um homem e seu filho. As autoridades suspeitam de seu pai, mas Andreu tentará encontrar o culpado. Nestas circunstâncias, surge em Andreu uma consciência moral que se opõe à mentira, como instrumento do mundo dos adultos.
Classificação: 12 anos
Prêmios: 2010 – Festival de San Sebastián: Melhor Atriz (Nora Navas); 2010: 9 Prêmios Goya, incluindo melhor filme, diretor e atriz. 2011: Prêmios Ariel: Melhor filme ibero-americano, 2010: 14 Prêmios Gaudí, incluindo melhor filme em língua catalã, diretor e ator.
Título: Pa negre
Diretor: Agustí Villaronga
Ano produção: 2010
Língua: Catalão

Os mortos vão à pressa (Los muertos van á presa)
09/07/2015 – 19h – Comédia
Irene, uma caminhoneira que vai buscar mariscos, chega a uma pequena vila no litoral da Espanha. Por desgraça seu caminhão fica preso numa ponte, impedindo a passagem de um cortejo fúnebre ao cemitério, justo no dia em que os habitantes da cidade vão dar seu último adeus a Cándido, líder da aldeia de pescadores e artista local. O acontecimento impede a celebração e o caixão com o corpo de Cándido é transportado novamente à sua casa, onde volta a ser velado indefinidamente até que se solucione o problema. Enquanto isso, velhos rancores e diferenças entre vizinhos vêm à tona e alteram a tranquila vida cotidiana da região.
Classificação: Livre
Prêmios: 2008 – 9 Prêmios Mestre Mateo, incluindo melhor ator (Chete Lera) e melhor atriz coadjuvante (Belén Constenla), melhor direção e produção.
Título: Os Mortos van á presa
Diretor/a: Ángel de la Cruz
Ano produção: 2008
Língua: Galego

Obaba
10/07/2015 – 19h – Drama romântico
Baseado no romance homônimo de Bernard Atxaga. Lourdes é um jovem que embarca em uma jornada para a terra de Obaba. Ele carrega uma pequena câmera de vídeo com a qual deseja capturar a realidade de que o mundo e seu povo. Quer capturar o presente, mas logo descobre que aqueles que vivem lá estão presos a um passado do qual não podem – ou não querem – escapar. Pouco a pouco, graças principalmente a Miguel, um jovem impetuoso e feliz com quem faz amizade, vai conhecendo pedaços de suas vidas: infância, juventude, ilusões perdidas. No entanto, sempre há algo que lhe escapa, que Lourdes não consegue compreender. Como, por exemplo, o enigmático comportamento lagartos de Obaba.
Classificação: 8 anos
Prêmios: 2005 – Goya: Melhor som e mais 10 nomeações
Título: Obaba
Diretor/a: Montxo Armendáriz
Ano produção: 2005
Língua: Basco

Petit Indi
11/07/2015 – 16h
Arnau, um adolescente que vive imerso em uma frágil realidade, viaja inconscientemente à deriva. Seus colegas de aventura são uma raposa e alguns pássaros, entre os quais está um canário que é a esperança de sua vida. Nenhum outro canta como ele, graças a muitas horas de dedicação. No entanto, Arnau vive sem fôlego porque algo muito intenso lhe devora por dentro. Sua mãe está na prisão à espera de julgamento e as coisas não melhoram. Vivendo com os irmãos na periferia de Bacelona, ele elabora um plano para tirar sua mãe da prisão, mas esta decisão o lançará para uma dura realidade.
Classificação: 8 anos
Prêmios: 2009: Festival de Valladolid – Seminci: Seleção oficial de longa-metragem
Título: Petit Indi
Diretor/a: Marc Recha
Ano produção: 2009
Língua: Catalão

Fonte: Jornal do Commercio, PE

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes