Governo de Zimbabwe prevê introduzir quatro línguas estrangeiras no sistema de ensino, dentre elas o português

zimbabweZimbabwe: Governo prevê introduzir quatro línguas estrangeiras no sistema de ensino

Harare – O governo zimbabweano prevê tornar obrigatório no sistema de ensino a introdução do chinês, francês, swahili e português, quatro línguas estrangeiras úteis para os negócios e para a comunicação em África, um projecto denunciado como “ilusório” por parte de alguns professores, noticiou a AFP.

O projecto aguarda pela luz verde do Conselho de ministros, devendo também os alunos do sector público terem a disciplina da Agricultura, como nova matéria do programa curricular.

O Zimbabwe conta com quatro línguas oficiais, o shona, o ndebele [sindebele] e o inglês, todas tradicionalmente utilizadas para a vida económica e administrativa, em mais de 13 línguas veiculares minoritárias*.

As quatro línguas estrangeiras que o Zimbabwe projecta tornar obrigatórias são todas faladas em África, nomeadamente o chinês que a África do Sul vizinha decidiu igualmente propor no início do ano escolar de Janeiro de 2016 para os alunos dos 10 aos 15 anos, mas somente uma opção.

Acusado de ter aruinado o seu país nos anos 2000 pelas medidas económicas inapropriadas, o actual presidente zimbabweano Robert Mugabe continua, em contrapartida, ter credibilidade pela sua política educativa introduzida no país.

*Atualmente o Zimbabwe possui 16 línguas oficiais, reconhecidas em sua constituição de 2013: o inglês, o shona, o sindebele ou ndebele (já oficiais antes), o chewa, o chibarwe, o kalanga, o khoïsan, o nambya, o ndau, o shangani, a língua de sinais de Zimbabwe, o sotho, o tonga, o tswana, o venda e o xhosa (cf. fr.Wikipedia; ver Constituição de Zimbabwe aqui, p. 22).

Fonte: ANGOP Agência Angola Press

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes