Google Earth lança projeto que celebra idiomas indígenas

Foto: Shutterstock

Conheça mais de 50 línguas nativas praticamente desconhecidas

A partir desta sexta-feira (09), o Google Earth apresenta o projeto Celebração das Línguas Indígenas para todos os seus usuários. Quem acessa o recurso tem a oportunidade de conhecer mais de 50 idiomas indígenas que, muitas vezes, nunca haviam sido escutados por alguém que não pertence a esses povos.

A iniciativa só se tornou possível graças a um grupo de dezenas de educadores que falam essas línguas nativas e puderam traduzi-las para que todos consigam aprender um pouco mais sobre elas.

Além da linguagem propriamente dita, a disponibilização do recurso no Google Earth dá aos usuários a possibilidade de conhecerem, também, a origem dessas sociedades – basta clicar em locais onde há falantes desses idiomas para escutá-los dizendo saudações tradicionais e provérbios, cantando músicas ou ensinando palavras e frases.

Como exemplo, existe a língua Sanöma, um dos seis idiomas da família linguística do Yanomami e uma das 178 línguas indígenas do Brasil. Por meio do Google Earth, os usuários podem escutar Otimisoma Sanöma, uma nativa que trabalha ativamente na preservação das tradições e do idioma de sua comunidade. Para se ter noção de como a cultura desses povos é restrita, apenas 6 mil pessoas no Brasil e na Venezuela falam a língua.

Acesse o projeto no Google Earth e entenda a importância da conservação desses idiomas para a diversidade global.

Fonte: PC World

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes