Florianópolis recebe mostra inédita do cinema açoriano

conviteFlorianópolis recebe mostra inédita do cinema açoriano

Dois diretores açorianos trazem seus filmes para Florianópolis em parada extraoficial no caminho de volta para Portugal. Através da parceria com o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será exibido na sexta-feira, dia 19 às 19h, o filme “Partilha-O Império de João do Bom”, de Tiago Rosas, e no sábado dia 20, o longa-metragem “O Livreiro de Santiago”, de José Medeiros (Zeca). A mostra será realizada na Casa da Memória, no centro da cidade. Entrada franca.

“O Livreiro de Santiago”, de José Medeiros, foi exibido no 17º Festival de Cinema Europeu, em Santiago do Chile, de onde os diretores estão retornando. Após as sessões, haverá debate sobre os filmes com os responsáveis por sua produção. Joi Cletison é diretor do NEA e foi quem entrou em contato com Zeca em ocasião da premiação que o núcleo recebeu em Portugal. “O filme do Zeca foi muito comentado no evento. Conversei com ele e consegui fazer com que viesse para Florianópolis com o filme”, conta Joi. A mostra em Florianópolis pretende apresentar um pouco da produção audiovisual que está ganhando força nos Açores.

Realizado pelo NEA em parceria com a Secretaria de Cultura de Florianópolis, o evento busca promover um intercâmbio cultural na área de produção cinematográfica açoriano, que também vem sendo fomentado com a realização de eventos locais, para divulgar a produção artística no arquipélago e criar espaços de debate e reflexão sobre o fenômeno das migrações e da interculturalidade.

Sinopse dos filmes

Partilha – O Império de João do Bom
Marcado pela religiosidade, o documentário Partilha-O Império de João do Bom, dirigido por Tiago Rosas, com participação de Zeca Medeiros, será apresentado na sexta-feira (19), às 19 horas. Em 85 minutos, o filme mostra a Festa do Divino Espírito Santo na localidade de João do Bom, no Pilar da Bretanha, na Ilha de São Miguel, abrangendo desde os preparativos até o encerramento dos festejos com a cerimônia de coroação do imperador.

O documentário retrata o envolvimento popular na realização da Festa do Divino, que é uma das manifestações mais expressivas dos Açores, e que foi introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, em 1748. Na capital catarinense a tradição é mantida em 14 comunidades, formando um ciclo festivo que vai de maio a setembro.

O Livreiro de Santiago
No sábado (20), o público poderá conferir a história do primeiro editor do escritor Pablo Neruda, no longa-metragem O Livreiro de Santiago, dirigido por Zeca Medeiros. Com uma hora e meia de duração, o filme traz no elenco, entre outros atores, o próprio Medeiros e a atriz Maria do Céu Guerra, que em 2012 participou do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Baseado em história real, O Livreiro de Santiago retrata a vida de Carlos Jorge Nascimento, considerado um dos maiores incentivadores da literatura chilena no século 20. Açoriano, nascido na pequena Ilha do Corvo, ele deixou a terra natal em 1905, aos 20 anos, para ganhar a vida na caça às baleias. Por diversas circunstâncias, o corvino acabou chegando ao Chile, onde foi morar com um tio, de quem comprou uma antiga livraria. Apaixonado pelo trabalho, Nascimento editou o primeiro livro do ainda desconhecido escritor Pablo Neruda. Em 1971, com várias obras publicadas, o poeta chileno conquistou o Prêmio Nobel de Literatura.

Sobre os diretores

José Medeiros
Natural da Ilha de São Miguel, nos Açores, José Medeiros é músico, ator, compositor e diretor de cinema. Conhecido no meio artístico como Zeca Medeiros, iniciou a carreira na música a bordo do navio Funchal, que fazia a ligação marítima entre as ilhas dos Açores e da Madeira. Tem vários discos lançados e algumas premiações na música, entre elas, o Prêmio Açores Música 2006.
Zeca Medeiros trabalhou na Rede de Televisão Portuguesa (RTP) em Lisboa por quase três décadas, onde passou por várias funções. Com a chegada das transmissões de TV aos Açores, retornou à terra natal onde passou a desenvolver projetos audiovisuais. Entre suas obras destacam-se as séries “Mau Tempo no Canal”, “Xailes Negros”, “Balada do Atlântico”, “O Barco e o Sonho”.

Tiago Rosas
Webdesigner por formação, Tiago Rosas é fundador da empresa Anfíbios – Atelier de Soluções Informáticas, e também do Portal Açores de divulgação do arquipélago na internet. A partir desses e de outros trabalhos, teve contato com elementos da linguagem do cinema e se apaixonou pelo universo da animação. Atualmente escreve textos para séries de televisão e atua também em produção e direção de filmes de animação, documentário e ficção.
Um dos seus trabalhos, o curta de animação “História dos Açores” foi premiado em 2013 no II Panazorean Film Festival, realizado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. Recentemente, produziu o longa-metragem Raízes. Além do cinema, Tiago atua na área de fotografia, tendo realizado vários trabalhos em parceria com José Medeiros.

Serviço
O quê: Mostra de Cinema Açoriano
Quando: Sexta-feira (19) – 19 horas: “Partilha – O Império de João do Bom”.
Quando: Sábado (20) – 16 horas: “O Livreiro de Santiago”,.
Onde: Casa da Memória de Florianópolis. R Padre Miguelinho nº 58 – Centro. (48) 3333-1322.
Quanto: gratuito.

Mais informações: NEA.

Fonte: Notícias da UFSC

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes