Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira deve ser implantada em Roraima

Tema será discutido na 4ª Reunião do Comitê de Fronteira Brasil/Guiana.
Autoridades dos dois países se reúnem nos dias 12 e 13 em Lethem.

A 4ª Reunião do Comitê de Fronteira Brasil/Guiana, coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países, acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro em Lethem, na Guiana. A implantação do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF) em Roraima será um dos temas tratados durante o encontro.

Autoridades dos Ministérios da Educação, Cidades, Agricultura e também das secretarias e autarquias estaduais afins aos temas da pauta da reunião devem participar do encontro. Segundo o secretário de Relações Internacionais de Roraima, Eduardo Oestreicher, o estado tem participação efetiva nas discussões, já que fica na fronteira com a Guiana.

Ele explicou que a implantação do projeto na área educacional tem o intuito de promover o intercâmbio entre os moradores dos países fronteiriços. “A proposta vem sendo discutida e estamos avançando pouco a pouco. A intenção é implantar unidades em Lethem e em Bonfim para fazer a integração cultural dos países”, destacou.

Além do PEIBF, será discutida durante a reunião temas relacionados a cidadania das etnias indígenas, o transporte, a defesa da sanidade animal e vegetal, com foco no combate da mosca da carambola, e ainda a instalação de um Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Bonfim, similar a unidade implantada entre o Brasil e a Venezuela no município de Pacaraima.

Na parte de comércio, a regulamentação do acordo de complementação econômica nº 38, que concede preferências tarifárias, firmado em 2001 entre os governos brasileiro e guianense, será tratada. De acordo com Oestreicher, a Receita Federal terá participação efetiva na reunião para regulamentar o acordo.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes