Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira deve ser implantada em Roraima
Autoridades dos dois países se reúnem nos dias 12 e 13 em Lethem.
A 4ª Reunião do Comitê de Fronteira Brasil/Guiana, coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países, acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro em Lethem, na Guiana. A implantação do Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF) em Roraima será um dos temas tratados durante o encontro.
Autoridades dos Ministérios da Educação, Cidades, Agricultura e também das secretarias e autarquias estaduais afins aos temas da pauta da reunião devem participar do encontro. Segundo o secretário de Relações Internacionais de Roraima, Eduardo Oestreicher, o estado tem participação efetiva nas discussões, já que fica na fronteira com a Guiana.
Ele explicou que a implantação do projeto na área educacional tem o intuito de promover o intercâmbio entre os moradores dos países fronteiriços. “A proposta vem sendo discutida e estamos avançando pouco a pouco. A intenção é implantar unidades em Lethem e em Bonfim para fazer a integração cultural dos países”, destacou.
Além do PEIBF, será discutida durante a reunião temas relacionados a cidadania das etnias indígenas, o transporte, a defesa da sanidade animal e vegetal, com foco no combate da mosca da carambola, e ainda a instalação de um Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Bonfim, similar a unidade implantada entre o Brasil e a Venezuela no município de Pacaraima.
Na parte de comércio, a regulamentação do acordo de complementação econômica nº 38, que concede preferências tarifárias, firmado em 2001 entre os governos brasileiro e guianense, será tratada. De acordo com Oestreicher, a Receita Federal terá participação efetiva na reunião para regulamentar o acordo.
Fonte: G1
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.