Entra na rede, com acesso livre e gratuito, a RIILP – Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa
O primeiro número da Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi lançado durante a quarta edição do Ciella (IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. A publicação é obra do IILP e vem a público em formato digital com o objetivo de trabalhar temas relevantes para a promoção da Língua Portuguesa no mundo.
A revista pode ser acessada livremente em seu portal www.riilp.org e pelo site do IILP e conforme a nota publicada pelo instituto “registra seus diversos trabalhos realizados o e as discussões teórico-metodológicas que ilustram e dão consistência às políticas linguísticas consensuadas, no espaço multilateral, e atualmente em curso, para o português e, também, para outras línguas que interagem com o português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.
A primeira edição, entitulada “A Diversidade Linguística dos Países da CPLP”, traz artigos dos participantes do Colóquio Internacional de Maputo sobre a Diversidade Linguística nos Países da CPLP, realizado em setembro de 2011 na capital moçambicana. Gestores e pesquisadores apresentam um panorama das políticas em prol do multilinguismo em seus países num evento que marcou o primeiro encontro de gestores das línguas em países de língua portuguesa a fim de discutir políticas linguísticas para seus respectivos Estados.
Gilvan Müller de Oliveira, diretor do IILP, explica que uma das principais intenções deste trabalho do IILP é mostrar à Comunidade a relevância dos trabalhos do Instituto, ainda pouco conhecidos nos Estados membros, assim como introduzir na discussão de cada um deles a necessidade de trabalho conjunto para levar adiante a política de presença e promoção do português no mundo.
Com um comitê editorial em formação, mas que já conta com pesquisadores de renome internacional, a RIILP chega com o propósito de agregar ao espaço já consolidado da CPLP, um instrumento destinado a análises, socialização e prospecção de políticas destinadas à promoção da Língua Portuguesa e, eventualmente, também, para outras línguas que interagem com o português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.