Encontro do Inventário e de Falantes do Hunsruckisch com lançamento de documentário

O Projeto Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI) é uma parceria entre o IPOL (Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística – http://e-ipol.org/) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Projeto ALMA-H (UFRGS/ALMA) (https://www.ufrgs.br/projalma/ihlbri-inventario-do-hunsruckisch/). O projeto conta com o apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ministério da Cultura e seu objetivo é conhecer a situação da língua no Brasil e reconhece-la como Referência Cultural Brasileira.

Entre as ações previstas no Projeto, está a realização de Encontros Regionais do Inventário do Hunsrückisch juntamente com Encontros de Falantes de Hunsrückisch, sendo um em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul.

Nosso objetivo é reunir falantes de línguas alemã (Hunsrückisch / Deitsch) e mostrar os resultados obtidos com as pesquisas realizadas através do IHLBrI, contemplando atividades como conversa sobre políticas linguísticas, amostra de filmes e documentários, atividades culturais em Hunsrückisch além de outras que ainda podem ser planejadas e que têm alguma relação com a língua dos descendentes de imigrantes alemães.

Em Santa Catarina, o evento abrange o I Encontro Regional do Inventário do Hunsrückisch e o II Encontro de Falantes de Hunsrückisch e ocorrerá no Hotel Cecomtur em Florianópolis (SC), nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, na Rua Arcipreste Paiva, 107, Centro. Durante o evento será lançado o Documentário Receitas da Memória (IPOL/IPHAN) que aborda línguas e histórias de descendentes de imigrantes da Região do Médio Vale do Itajaí.

Dar voz e visibilidade às comunidades locais constitui uma ação fundamental para que a língua tenha futuro garantido.

 

SUA PRESENÇA É IMPORTANTE! PARTICIPE!

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo