Divulgada programação completa do 1ºENMP
Divulgada programação completa do 1ºENMP
Foi divulgada nesta segunda, 14/09, a programação completa do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP), que será realizado em Florianópolis-SC na próxima semana, de 23 a 25 de setembro.
Acesse aqui a programação completa do 1ºENMP.
Com atividades previstas no térreo do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE-B) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 1ºENMP contará com mesas redondas, mesas temáticas, sessões coordenadas com a apresentação de comunicações orais, lançamento de livros, além da oferta de um minicurso para formação de gestores, docentes e pesquisadores de políticas linguísticas voltadas a contextos bi, multi ou plurilíngues e uma oficina tematizando o registro e a documentação de línguas, culminando com uma plenária para elaboração e assinatura da Carta dos Municípios Plurilíngues.
Participam do encontro gestores indicados por municípios bi, multi e plurilíngues e entidades de apoio, bem como pesquisadores e professores do multilinguismo brasileiro e dos países do Mercosul e demais blocos, além de estudantes de áreas afins, como pode ser conferido na programação (clique aqui para acessá-la).
As inscrições para o 1ºENMP continuam abertas para ouvintes, lembrando que o prazo do valor com desconto encerra nesta quarta, 16 de setembro. Saiba como se inscrever aqui.
O 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP) é uma realização do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) em parceria com o Observatório de Políticas Linguísticas (GP CNPq/UFSC), o Macroprojeto ALMA-H (UFRGS), o Projeto Entrelínguas (UFSM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com apoio do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana, do Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração (Forlibi) e da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos-SC.
Tem como objetivos apoiar e propiciar formação aos governos e instituições para atuarem de modo inovador e promissor na gestão das línguas e dos recursos que elas oferecem para qualificar a educação e as culturas; bem como abordar a gestão das línguas em nível municipal nesse quadro de cooficialização, considerando os aspectos para a regulamentação e implementação das leis e suas interfaces com educação, cultura, tecnologias e outras políticas que podem fomentar o desenvolvimento local e regional.
Para maiores informações acesse aqui a página do 1º ENMP e aqui sua página no Facebook.