Dicionário e gramática de línguas indígenas são lançados em RR

Nesta sexta-feira (23), a Editora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove o lançamento do livro “Paradakary Urudunaa”, um dicionário de Wapichana-Português e Português-Wapichana, e da gramática Macuxi “Senuwapainîkon Maimukanta – Vamos estudar na nossa língua Makuusi Maimu”, no Instituto Insikiran, campus Paricarana, às 15h.

As obras são resultado do  programa da UFRR para valorização das línguas e culturas Macuxi e Wapichana. Os recursos são do Ministério da Educação.

O dicionário foi produzido por educadores da região Serra da Lua, coordenados pelo professor indígena Odamir de Oliveira. A gramática Macuxi foi escrita pelo professor indígena Vitor Francisco Juvêncio, graduado no curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran e mestrando em Letras na UFRR com uma pesquisa sobre o bilinguismo na língua Macuxi.

Em maio de 2013, os livros foram lançados na comunidade Malacacheta, município do Cantá, quando a UFRR fez a entrega de exemplares das obras para os professores participantes, gestores de escolas e lideranças indígenas de toda a região da Serra da Lua.

Fonte: G1 Roraima

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes