Dialetos e migração alemã
Sprechen Sie Deutsch? Como variações linguísticas afetam onde os alemães escolhem viver
Poucos alemães agora dizem Appel , em vez de Apfel (maçã) ou maken em vez de machen (fazer). Os dialetos do norte da Alemanha que usam tais variantes estão em sua maioria mortos ou morrendo. Mas as diferenças culturais ainda refletem o comportamento de hoje, diz o documento do Instituto para o Estudo do Trabalho, em Bonn * .
Agindo sob ordens imperiais na década de 1880, um lingüista chamado Georg Wenker pediu a alunos de 45.000 escolas de todo o novo Reich para traduzirem frases do alemão padrão em dialeto local. Os resultados foram usados para compilar um atlas da diversidade linguística. O novo estudo mostra que as regiões de dialeto abordadas por Wenker ainda definem as zonas de conforto em que os alemães preferem viver. Quando as pessoas migram dentro da Alemanha, eles tendem a ir a lugares onde haja dialetos falados semelhantes ao de sua região de origem há 120 anos.
Dialetos alemães, formados pela geografia e pela fragmentação política e religiosa, expressam diferenças culturais profundas. Estas persistem apesar das fronteiras entre principados menores serem invisíveis (e muitas vezes já não audíveis). Mesmo pequenas diferenças contam. Suevos compartilhavam Baden-Württemberg com Badeners. Ambos falavam dialetos Alemannic. Mas Suevos, que dizem Haus (casa), têm um preconceito contra a vizinha do velho grão-ducado, onde dizem Huus .
Que o comércio é mais animado entre as regiões que partilham a mesma variante lingüística é fato conhecido. Os autores do artigo acreditam que são os primeiros a encontrar um efeito semelhante dentro de uma única língua em um país. Eles medem a migração não o comércio, porque os dados são melhores e fatores culturais importam mais. Os melhores indicadores ainda são os mapas de Wenker. “Mesmo quando não falamos dialeto, o território cultural ainda está lá”, diz Alfred Lameli, um dos autores.
Será que se confunde causa e efeito? Regiões podem ter dialetos semelhantes porque gerações migraram anteriormente e seus descendentes continuam a seguir o exemplo. Para descartar essa hipótese, os autores analisaram a forma como a Alemanha Oriental comunista enfraqueceu os laços sociais que incentivaram a migração. Após a unificação, os velhos padrões de migração voltaram, o que sugere que os migrantes respondem a fatores culturais mais do que laços sociais. Parece que nem a televisão, a autobahn e até mesmo o Kaiser, criaram um único país na Alemanha.
* “Dialetos, identidade cultural e intercâmbio econômico”, de Oliver Falck, StephanHeblich, Alfred Lameli e Jens Südekum, IZA, fevereiro de 2010.
Traduzido de : The Economist.
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