Dia Internacional da Língua Portuguesa é oficializado por Resolução da Assembleia da República de Portugal
Dia Internacional da Língua Portuguesa
Resolução nº 1079, Assembleia da República, 20 de junho de 2014. Assinada por todas as bancadas parlamentares (PS, PSD, CDS-PP, PCP, BE e PEV) e aprovada por unanimidade.
Para baixar o documento com a resolução, clique aqui.
Assim, se honrou e cumpriu finalmente o debate e a deliberação de Junho de 1981. Já tardava há 33 anos…
“…A Língua Portuguesa é, hoje, uma das mais importantes línguas globais, a quarta mais falada no mundo, a terceira língua europeia global, a língua mais falada no hemisfério sul, uma língua presente em todos os continentes e em crescimento. É, sem dúvida, uma das mais relevantes línguas internacionais contemporâneas e um poderoso instrumento cultural na globalização e na comunicação universal.
“De forma premonitória e com grande visão estratégica e de futuro, a Assembleia da República, a seguir a um 10 de Junho, aprovou, em 1981, por unanimidade e aclamação uma Resolução no sentido de ser instituído o Dia internacional da Língua Portuguesa.
(…)
“Porém, apesar desta unanimidade e do entusiasmo manifestado, a Resolução nunca teve concretização até hoje, fazendo o assunto, ainda, parte das pendências parlamentares por executar e cumprir.
“Na altura, não havia ainda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituída apenas em 1996. E a CPLP definiu já o dia 5 de Maio como o “seu” dia, definido como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, o que foi decidido em 2005 e se encontra oficializado desde 2009. É, assim, adequado que o Dia internacional da Língua Portuguesa venha a ser fixado também nesta mesma data…”
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.