Curaçao premiou parceiros e espera continuar crescimento em 2018
A 2ª edição do Curaçao Recognition Awards contou com a presença de parceiros do trade, incluindo a imprensa
Por Lucas Kina –
Na manhã desta quinta-feira (23), Curaçao premiou seus parceiros brasileiros em razão de “um ano promissor”, conforme as palavras de Muryad de Bruin, gerente de Marketing do Curaçao Tourist Board (CTB) para a América do Sul. A cerimônia foi presidida por José Roberto Maluf, presidente da Twist & Shout, agência de Publicidade responsável pela promoção de Curaçao no Brasil e pelo Curaçao Recognition Awards.
Uma das ilhas mais visitadas no Caribe e com 182,7 milhões investidos no primeiro quadrimestre deste ano, o destino celebrou a divulgação que operadoras, companhias aéreas, figuras públicas e a imprensa fizeram a respeito de Curaçao, com exaltação não só às belas praias do local, mas também à rica cultura em relação a gastronomia, artesanato, arquitetura, boa recepção, as três línguas faladas (inglês, neerlândes e principalmente o papiamento), entre outras distinções.
O chamado “caldeirão cultural” existente naquela parte do arquipélago caribenho que abriga os mais diversos costumes e povos, tais como espanhóis, portugueses e holandeses, também é motivo de atrair a atenção de novos, reincidentes e futuros visitantes.
‘Chuva brasileira’
Independente desde outubro de 2010, o país constituinte dos Países Baixos é muito visitado por brasileiros, estes que significaram 58% do total de viajantes que passaram por Curaçao no último trimestre de 2016. Esse número contextualiza a força da localidade no Brasil com a fala de Sharlon Melfor, assessor político do ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Steven Martina. “Nossos países têm muito em comum e à compartilhar.”, conclui. Martina não compareceu à cerimônia.
Entrevista
Além disso, falou ao DT Muryad de Bruin, responsável por divulgar e levar Curaçao aos olhos dos que buscam por uma viagem repleta de história, cultura e belezas naturais.
Segundo de Bruin, “o número de turistas brasileiros crescerá entre 5% e 10%, até o final do ano, em comparação com 2016. Isso gera um total de 12 mil novos turistas em Curaçao em 2017. Para nós, a relação com nossos parceiros (mídia, companhias aéreas etc) do mercado brasileiro é vital, tendo em vista a importância deste para nós não só no turismo, mas em outras áreas comerciais também.”
Para 2018, revelou o gerente de Marketing da CTB, “Curaçao vai investir ainda mais em campanhas publicitárias, um novo tipo de branding, colocando Curaçao ainda mais à vista dos brasileiros.”, pontuou.
Foco
“Nosso enfoque na América do Sul fica entre Colômbia, Venezuela e Brasil, mas buscamos o aumento do contato com outros destinos, como a Holanda e Alemanha na Europa, a América do Norte também com o Canadá, além é claro do próprio mercado caribenho, através da ‘troca de passageiros’ que ocorre frequentemente, por exemplo, entre pessoas que vão à Aruba e depois Curaçao, transportados em um voo de aproximadamente 15 minutos.”, disse o Muryad quando questionado pelo DT sobre a busca por turistas de outras partes do mundo.
A ilhas caribenhas não possuem vínculo no momento de divulgar o local, e portanto, todo o trabalho de marketing desenvolvido é feito diretamente com o país.
Com relação à hotelaria, de Bruin conta que o destino pode oferecer mais uma acomodação no ano que vem, com a reforma do Marriott prevista para ser finalizada no fim de 2018.
Consagrados
A premiação das parcerias entre o trade brasileiros e o CTB ocorreram por segmentos e seguiram-se de muitos elogios ao destino, tanto pela vasta cultura já citada quanto pelo trato de seus representantes com o turismo, uma das áreas mais rentáveis ao país insular, sendo:
Operadoras
- CVC
- Flytour Viagens
- Orinter Tour & Travel
- Schultz Turismo
Companhias aéreas
- Copa Airlines
- Avianca
- American Airlines
Veículos de Comunicação
- Radio Alpha FM
- Antena 1
- Revista Caras
- CBN Amazônia
- Diário FM – Ribeirão Preto
- Flix Media
- Globosat
- Mercado&Eventos
- Jornal Estadão
- Panrotas
- Jornal Zero Hora – Rio Grande do Sul
- A Crítica – Manaus (Não compareceu)
- Rádio Itatiaia (Não compareceu)
- Jornal O Tempo – Belo Horizonte (Não compareceu)
Parceiros da Imprensa
- Brasilturis
- Fantrip
- Juju na Trip
- MKT Virtual
- Revista Qual Viagem
- Record TV
- Melhores Destinos (Não compareceu)
Comunicadores
- Amaury Jr.
- David Brazil (Não compareceu)
- Marcelo Adnet (Não compareceu)
Fonte: Diário do Turismo
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.