Conheça 10 aplicativos gratuitos para aprender idiomas

Do inglês ao mandarim, veja os melhores apps para dominar uma língua estrangeira e dicas para render mais estudando sozinho

É possível aprender uma língua estrangeira de graça, basta ter um telefone celular com acesso à internet (smartphone). O segredo para estudar por conta própria por estas ferramentas, segundo especialistas ouvidos pelo CORREIO, é  ter disciplina, estabelecer metas e praticar. Confira dicas de como ter sucesso ao estudar sozinho pelo celular e uma lista com os 10 melhores aplicativos de ensino de idiomas testados pela reportagem.

10 melhores Apps

 

 

Duolingo (Imagem: Reprodução)

Duolingo O app é completamente gratuito e ensina didaticamente inglês, francês, alemão e espanhol. Nele, você pode estabelecer a meta de praticar o idioma desejado por 5, 10 15 ou 20 minutos por dia, e o próprio aplicativo envia um alerta de notificação para lembrar que está na hora de estudar, não deixando esquecer de praticar diariamente. O método de ensino é ideal para iniciantes. É lúdico e relaciona palavras às imagens, áudio e escrita, facilitando a memorização. Para começar, é possível fazer um teste de nivelamento que identifica o grau de conhecimento na língua. À medida que concluir as atividades, ele informa a porcentagem de fluência no idioma.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

Babbel (Imagem: Reprodução)

Babbel  Disponível em app e site, ensina gratuitamente o nível básico de 13 idiomas. O curso oferta lições de 15 minutos por dia e o progresso é salvo e sincronizado à conta do usuário. Pode ser baixado para usar offline. Além disso, as lições são elaboradas por especialistas em linguística. A primeira lição de cada nível é gratuita, mas para conseguir o acesso ao conteúdo completo, o aplicativo requer uma assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

Busuu (Imagem: Reprodução)

Busuu  São 11 opções de idiomas, como o árabe, mandarim (chinês), italiano, russo e japonês para aprender gratuitamente no nível básico. Para acessar as lições de outros níveis, o aplicativo requer uma assinatura paga, que pode ser mensal, semestral ou anual. O Busuu possui exercícios de fala, gramática, compreensão oral, escrita, memória, expressões, além de outras opções de aprendizagem, como praticar em chat com outros estudantes. Pode ser usado offline.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

Rosetta Stone (Imagem: Reprodução)

Rosetta Stone  O app ensina 22 línguas gratuitamente no nível básico, mas é preciso assinar para ter acesso ao conteúdo completo e demais níveis. A aprendizagem é didática e estimula a memorização. Além dos mais comuns, alguns dos idiomas disponíveis são: mandarim (chinês), japonês, grego, sueco, hindi, hebraico, coreano, persa e árabe.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

 

HiNative (Imagem: Reprodução)

HiNative  Neste app, que é gratuito, é possível praticar mais de 120 idiomas conversando com nativos. O chat permite também o envio de imagens e de áudios para que o falante nativo auxilie até na pronúncia correta da língua escolhida. Além disso, é possível ajudar outros usuários que estudem o português, por exemplo.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

 

English Bite (Imagem: Reprodução)

English Bite  Este app é desenvolvido pelo curso mundial de inglês, o EF Education. Gratuito e lúdico, ele promete ensinar uma frase em inglês por dia. O seu sistema de aprendizado tem, também, a proposta de não deixar o usuário esquecer o que já aprendeu, com exercícios de repetição e memorização. Possui expressões e vocabulário de conversação para que o estudante ouça, fale e pratique diariamente.

Baixe na Apple Store e no Google Play.

 

Upmind (Imagem: Reprodução)

Upmind  Com este app, é possível aprender inglês brincando. Com games e atividades lúdicas, ele ensina cinco ou mais palavras por nível e força a memorização com execícios de escrita, compreensão oral e tradução. Você pode também duelar com outros usuários e vencer torneios. Este aplicativo ainda possui o sistema de lembrete, que notifica no celular as palavras aprendidas para refrescar a memória.

Baixe na Apple Store.

 

Mondly (Imagem: Reprodução)

Mondly Com imagens e áudios, este app, que é completamente gratuito, ensina 33 línguas de forma lúdica e didática. A metodologia é ideal para iniciantes e ajuda a memorização de palavras básicas (como “homem” e “mulher”) relacionando com imagens e exercícios de compreensão oral e escrita. Com o avanço dos níveis, a dificuldade também aumenta. Algumas opções de idiomas são: espanhol, alemão, hebraico, polonês, búlgaro, tcheco, romeno, tailandês, croata, entre outros.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

ABA English (Imagem: Reprodução)

ABA English Este app ensina inglês através de videoaulas e filmes de curta-metragem. É possível colocar as legendas tanto em português quanto em inglês, para fazer a comparação entre as línguas e auxiliar o entendimento. Quase como um curso real, a proposta de aprendizagem no idioma é completa, com escrita, compreensão oral, tradução, gramática, ortografia e expressão. Alguns níveis e lições são gratuitos mas outros requerem assinatura para o avanço.

Baixe na Apple Store e no Google Play e acesse também pelo site.

 

Acella Study (Imagem: Reprodução)

AcellaStudy  Disponível apenas na Apple Store, este aplicativo gratuito oferece a aprendizagem de 22 línguas diferentes, como mandarim e japonês. O método de ensino promete um aprendizado prático e completo.

Baixe na Apple Store e acesse também pelo site.

 

 

Dicas para estudar sozinho

Disciplina: Separe de 5 a 30 minutos por dia, pelo menos, para estudar. Treinar constantemente é essencial para aprender a nova língua ou o conteúdo é esquecido.

Metas:   Estabeleça metas e objetivos para cumprir semanalmente, como memorizar uma quantidade de palavras ou finalizar uma lição. De nada adianta estudar sem planejamento.

Pratique:   Escute músicas acompanhando a letra e assista filmes no idioma estudado. Comece com as legendas e depois deixe só o aúdio. Use aplicativos de conversação para falar com nativos.

Fonte: Correio 24 horas

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes