Conferência Diversidade linguística e conhecimento científico

plataformaA Reitoria da Universidade do Minho e o BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas – convidam para a Conferência «Diversidade linguística e conhecimento científico», a decorrer no dia 4 de março de 2016 no Campus de Gualtar, em Braga.

«Numa altura em que a intensificação do processo de internacionalização das instituições do ensino superior enfatiza o estatuto da UMinho como universidade multilingue aberta ao mundo, a Reitoria e o BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas – relançam o debate sobre a política europeia do multilinguismo, bem como sobre as formas e os limites da sua implementação concreta na universidade. Um desses limites parece ser a existência de uma língua académica para a produção e transmissão dos conhecimentos. De facto o Inglês tem-se imposto quer como língua de instrução quer como língua de investigação. Como conciliar esta opção estratégica com os valores da diversidade linguística e cultural? Recentemente o Conselho Europeu das Línguas propôs orientações para uma renovada conceção do multilinguismo não apenas no ensino mas também na investigação, com o intuito de contrariar o desequilíbrio entre o Inglês e as outras línguas europeias, salvaguardando, com a diversidade das línguas e das culturas científicas, a pluralidade das perspetivas de desenvolvimento conceptual e dos modelos de pensamento e de ação.» (da Apresentação)

Conferência de Manuel Célio Conceição, Presidente do Conselho Europeu das Línguas, seguida de debate, moderado por Rui Vieira de Castro, com Moisés Martins, Ana Gabriela Macedo, Björn Johansson e Eloy Rodrigues.

O evento é realizado no âmbito do programa de celebrações do 40.º aniversário do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), que se propõe oferecer a toda a comunidade académica e ao público em geral um programa alargado de atividades várias que decorrerão sob o tema Caminhos.

Conferência:
Diversidade linguística e conhecimento científico
4 de março de 2016 às 11h
Anfiteatro B1 do CP2
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
Braga, 4710-057
Portugal

Mais informações:
http://40anos.ilch.uminho.pt/calendario/conferencia-diversidade-linguistica-e-conhecimento-cientifico/

Fonte: Plataforma 9

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes