Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Cuiabá realiza aula inaugural do Curso de Libras

cuiabaO Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Cuiabá realizou nesta segunda-feira (09) a aula inaugural do Curso de Libras. Ofertado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a atividade busca introduzir o estudante à Língua Brasileira de Sinais e a matérias como “Conhecimento da origem da Língua de sinais” e “Compreensão da importância de Libras para inserção do surdo na sociedade”.

O público-alvo é formado por familiares de surdos, comerciantes, funcionários de órgãos públicos e interessados em geral. As aulas são ministradas pelo professor Mateus Magno e a carga horária total é de 120 horas. “Acredito que todos sairão daqui aptos a ajudar aqueles que precisam, a entender que a inclusão dos surdos numa sociedade cada vez mais plural é de suma importância”, disse Mateus durante sua apresentação. o proferssor explicou que na primeira aula os alunos teriam o acompanhamento de uma intérprete. “Na 2º aula já seremos só vocês e eu, e aí sim vocês começaram a aprender a língua dos sinais”.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Guilherme Audax, deu as boas vindas aos alunos. “Precisamos aprender a viver num mundo de diferenças, onde aqueles que possuem alguma deficiência devem ser inclusos, e para isso é preciso que todos possam vivenciar estas diferenças, para viver num mundo mais igualitário”.

A coordenadora do CRDH, Eliane Ferreira, destacou que o trabalho desenvolvido pelo governo estadual beneficia a população como um todo. “A iniciativa tomada por todos nós, servidores públicos, tem o propósito de trabalhar a inclusão social de todo e qualquer cidadão”

Desempregada, Silmara Floro dos Santos, 46 anos, viu no curso uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Sempre busco fazer cursos para obter conhecimento e assim ficar mais preparada para o mercado de trabalho; eu vi o anúncio deste curso numa página de rede social do governo e fiz a minha inscrição, estou muito feliz em poder participar desta capacitação,”.

Os participantes terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes à Língua Brasileira de Sinais, aprender os fundamentos linguísticos, conhecer a cultura e comunidade surda e estabelecer alguns diálogos em Libras.

“O CRDH visa mobilizar, em torno de uma unidade física baseada no desenho universal de acessibilidade, instituições governamentais, não governamentais e particulares com o objetivo de gerar conhecimento, propor políticas públicas e desenvolver ações de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de modo a efetivar o Programa Nacional de Direitos Humanos 3”, concluiu Eliane de Almeida

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes