Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Cuiabá realiza aula inaugural do Curso de Libras
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) de Cuiabá realizou nesta segunda-feira (09) a aula inaugural do Curso de Libras. Ofertado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a atividade busca introduzir o estudante à Língua Brasileira de Sinais e a matérias como “Conhecimento da origem da Língua de sinais” e “Compreensão da importância de Libras para inserção do surdo na sociedade”.
O público-alvo é formado por familiares de surdos, comerciantes, funcionários de órgãos públicos e interessados em geral. As aulas são ministradas pelo professor Mateus Magno e a carga horária total é de 120 horas. “Acredito que todos sairão daqui aptos a ajudar aqueles que precisam, a entender que a inclusão dos surdos numa sociedade cada vez mais plural é de suma importância”, disse Mateus durante sua apresentação. o proferssor explicou que na primeira aula os alunos teriam o acompanhamento de uma intérprete. “Na 2º aula já seremos só vocês e eu, e aí sim vocês começaram a aprender a língua dos sinais”.
O secretário adjunto de Direitos Humanos, Guilherme Audax, deu as boas vindas aos alunos. “Precisamos aprender a viver num mundo de diferenças, onde aqueles que possuem alguma deficiência devem ser inclusos, e para isso é preciso que todos possam vivenciar estas diferenças, para viver num mundo mais igualitário”.
A coordenadora do CRDH, Eliane Ferreira, destacou que o trabalho desenvolvido pelo governo estadual beneficia a população como um todo. “A iniciativa tomada por todos nós, servidores públicos, tem o propósito de trabalhar a inclusão social de todo e qualquer cidadão”
Desempregada, Silmara Floro dos Santos, 46 anos, viu no curso uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Sempre busco fazer cursos para obter conhecimento e assim ficar mais preparada para o mercado de trabalho; eu vi o anúncio deste curso numa página de rede social do governo e fiz a minha inscrição, estou muito feliz em poder participar desta capacitação,”.
Os participantes terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes à Língua Brasileira de Sinais, aprender os fundamentos linguísticos, conhecer a cultura e comunidade surda e estabelecer alguns diálogos em Libras.
“O CRDH visa mobilizar, em torno de uma unidade física baseada no desenho universal de acessibilidade, instituições governamentais, não governamentais e particulares com o objetivo de gerar conhecimento, propor políticas públicas e desenvolver ações de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de modo a efetivar o Programa Nacional de Direitos Humanos 3”, concluiu Eliane de Almeida
- Agencia Internacional de Prensa Indígena (AIPIN)
- Biblioteca Virtual de Direitos Humanos USP
- Blogue do Instituto Internacional da Língua Portuguesa IILP
- Centro de Documentação da CPLP (Facebook)
- Centro Europeu para Línguas Modernas do Conselho da Europa
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP
- Diversidad Linguistica y Cultural A.C. (Facebook)
- Diversidade Linguística (Facebook)
- Fórum Universitário Mercosul FoMerco
- Instituto Nacional de Lenguas Indígenas INALI (México)
- L'Aménagement Linguistique dans le Monde (Canadá)
- Línguas (Comissão Europeia)
- Ministério da Cultura MinC
- Ministério da Educação MEC
- Observatório da Língua Portuguesa
- Observatório Europeu do Plurilinguismo
- Organización de Estados Iberoamericanos OEI
- Política Linguística (Facebook)
- Portal Cultural Plataforma9
- Repr. da UNESCO no Brasil
- Secretaría de Políticas Lingüísticas (SPL-Paraguay)
- Secretaría Xeral de Política Lingüística de Galicia
- UNESCO Español