Abertas as inscrições para o exame do CEPEL-Brás

Estão abertas as inscrições para o exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O certificado da CEPEL-Brás é o único atualmente reconhecido no Brasil e internacionalmente é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovante de competência na língua portuguesa, já no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame ocorrerá durante o período de 22 a 24 de outubro em todos os postos aplicadores.

As inscrições já estão abertas, podendo ser realizadas no endereço http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ e se encerram às 23h59 do dia 13 de agosto.

O candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.

A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.

Desempenho — De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

O Celpe-Bras conta com 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.

Para quem pretende realizar o exame na UNaM, em Posadas, o posto de aplicação é a URI – Universidade Integrada do alto Uruguai e das Missões do Rio Grande do Sul.

Os candidatos devem informar sobre a realização da inscrição, feita via INTERNET, no Projeto de Extensão do Professorado em Português CACUBRA Centro Cultural Brasileiro (Lugar aonde os professores da URI virão aplicar o exame na UNaM).

CACUBRA
Sede de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales – UNAM, lunes a viernes de 18 a 22 horas, planta baja, al fondo. Calle San Lorenzo 2551 casi Av. Mitre, Posadas, Misiones.
Tel. 3764 478333 /478223.

Edital nº 2/2013, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sobre a segunda edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de julho último, seção 3, páginas 66 a 68.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes