Abaixo-assinado contra a indicação da nova presidenta da Capes

Pela demissão da nova presidente da CAPES, Cláudia Mansani Queda de Toledo.

Na quinta-feira, 15 de abril, foi nomeada a Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo como nova presidente da CAPES. Uma de suas principais funções será implementar o novo sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil. De acordo com o G1 (1), Cláudia coordena um programa de pós-graduação no Centro Universitário de Bauru, anteriormente Instituto Toledo de Ensino (ITE), que foi descredenciado em 2017 pela própria CAPES por qualidade insuficiente (NOTA 2). Segundo notícia da Folha de S. Paulo (2), o Instituto Toledo de Ensino (ITE) foi criado pela família de Cláudia e já em 2002 foi denunciado por desvio de recursos para membros da família, incluindo Cláudia (3).

A comunidade acadêmica brasileira, que se destaca por sua produção científica na América Latina e internacionalmente, não pode aceitar que a CAPES, órgão dedicado à promoção e manutenção da qualidade do ensino superior e da pesquisa no Brasil, seja presidida por uma profissional ligada a programas de baixíssima qualidade e instituições com suspeitas de irregularidades. O Brasil apresenta diversas universidades que se destacam nos rankings internacionais de avaliação, sendo 6º país mais representado no World University Rankings 2021 (4), e tendo 7 universidade no QS World University Ranking 2021, incluindo uma universidade entre as 200 melhores do mundo (5).

Exigimos a demissão imediata da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo da presidência da CAPES e a entrada de um(a) presidente que represente a qualidade em pesquisa e ensino na edução superior brasileira e com experiência e qualidade técnica para liderar a avaliação da pós-graduação no Brasil.

FONTES:

(1) https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/16/nova-presidente-da-capes-coordena-curso-de-mestrado-que-tirou-nota-2-e-foi-descredenciado-pela-propria-capes-em-2017.ghtml?fbclid=IwAR1NRHHBaDo0HePYGlUfG7dCoZQryC6K-1cP8gxRMffVbbtrm8HG-W4cVB8

(2) https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/04/governo-bolsonaro-nomeia-advogada-para-presidir-a-capes.shtml

(3) https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2001200207.htm

(4) https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/brasil-ranking-universidades-the/

(5) https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/10/usp-sobe-uma-posicao-e-fica-em-115a-em-ranking-internacional-na-america-latina-cai-para-a-3a-colocacao.ghtml

Assinar este abaixo-assinado: 

http://chng.it/rQxxXttJ

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo