Há cada vez mais alunos estrangeiros interessados em aprender português

Há cada vez mais alunos estrangeiros interessados em aprender português

Por Isabel Villhena

pleO crescente interesse pela língua portuguesa é notório na edição deste ano do Curso de Verão de Português Língua Estrangeira do BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho.

O 24.º Curso de Verão que se iniciou dia 1º e decorre até ao próximo dia 25 de Julho, tem 72 inscritos (mais 20 alunos do que no ano anterior), oriundos das mais diversas partes do mundo (China, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Rússia, Canadá, Japão), destacando-se pela sua expressão numérica um grupo de 25 estudantes de Macau.

O ‘boom’ registado este ano levou à criação de mais turmas e, consequentemente, à contratação de mais quatro professores.  A um ano de completar as bodas de prata, o ‘boom’ atingido este ano, com mais de 70 inscritos, deixa Micaela Ramon, coordenadora do Curso de Verão de Português Língua Estrangeira (PLE) bastante satisfeita o que, na sua opinião, deve-se ao facto do português estar em expansão, sobretudo nos países asiáticos.

“Há um crescente interesse pela língua portuguesa, não só a língua portuguesa na vertente europeia, mas também a língua portuguesa como língua global presente nos cinco continentes. Temos tido um conjunto de solicitações para fazer formação de português para a China, Macau e Timor, mas também acredito que tenha a ver com o facto de ser ano de Mundial de Futebol num país que se fala português, ou seja, o português está na moda, felizmente para nós”, explicou Micaela Ramon.

A coordenadora do curso de Verão salienta o facto deste ano contarem com um novo parceiro que é a Casa do Professor e o seu Cine-Clube, onde vai decorrer um ciclo de cinema português, no âmbito das actividades de complemento cultural.

“O curso não tem uma vertente exclusivamente académica, mas tem também uma vertente cultural muito forte. Os objectivos do BabeliUM são sempre de dois níveis: são objectivos linguísticos, culturais mas também objectivos humanistas. Aqui o nosso principal objectivo é que este grupo de pessoas tão heterógeneo, com línguas tão diferentes, culturas diferentes e religiões aproveite este mês para aprender português e saiba mais sobre a cultura portuguesa, mas também desenvolva laços de conhecimento, de tolerância, de compreensão, e de apreciação das culturas dos outros colegas”, vincou Micaela Ramon, frisando que “o objectivo humanístico é muito importante para nós, ou seja, promover a verdadeira fraternidade entre os povos e promover dessa forma em solidariedade o crescimento das novas gerações”.

Fonte: Correio do Minho

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes