UNESCO promove cúpula em Buenos Aires sobre futuro da educação na América Latina e Caribe
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Ministério da Educação e Esportes da Argentina realizam esta semana (24 e 25) em Buenos Aires evento que reunirá ministros latino-americanos e caribenhos para discutir o futuro da educação na região.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Ministério da Educação e Esportes da Argentina realizam esta semana (24 e 25) em Buenos Aires evento que reunirá ministros latino-americanos e caribenhos, organizações internacionais e da sociedade civil para discutir o futuro da educação na região e formas de atingir os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.O evento “E2030: Educação e habilidades do século 21” ocorrerá no palácio San Martín, sede do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, e será a primeira cúpula regional sobre o objetivo número 4 da Agenda 2030, que busca garantir educação inclusiva e de qualidade e a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos durante a vida.
Durante os diálogos, os participantes receberão detalhes dos objetivos globais e sobre o relatório “Educação 2030 — Diretrizes para a Ação”, aprovado pela comunidade internacional em novembro de 2015 durante o Fórum Mundial da Educação. O documento oferece a governos e parceiros diretrizes para transformar compromissos em ações, de acordo com a UNESCO. A cúpula dará origem a uma declaração final com a visão regional para a educação até 2030, que guiará as estratégias e programas no âmbito nacional.
Desafios da educação na América Latina e Caribe
De acordo com a UNESCO, a cúpula pretende discutir formas de consolidar o progresso alcançado pela região da América Latina e Caribe nas últimas décadas no campo da educação e avançar rumo aos objetivos globais. A agência da ONU lembrou as melhoras nas taxas de alfabetismo e o aumento do acesso à educação primária e secundária na região, assim como a expansão do ensino superior.
“Muitos países embarcaram em um processo de reforma educacional, demonstrando seu compromisso e colocando a educação no centro da agenda nacional de desenvolvimento”, disse a UNESCO. “A UNESCO acredita ser fundamental consolidar esse ímpeto, protegendo os benefícios educacionais conquistados por meio de tal trabalho árduo e estabelecendo as bases para uma maior expansão e desenvolvimento, em linha com as metas de 2030”.
Segundo a agência da ONU, apesar dos esforços feitos pela região até agora, ainda há áreas de preocupação. Por exemplo, é necessário acelerar o acesso universal à educação básica e secundária.
A qualidade da educação e do aprendizado é outra fonte de preocupação. “A região precisa repensar e modernizar as dimensões de educação de qualidade para satisfazer as necessidades que um mundo que está evoluindo rapidamente, dominado por informação e tecnologia”.
“Os estudantes precisam estar alfabetizados e preparados para os empregos do futuro, e os países precisam redesenhar seus sistemas educacionais para atender essa expectativa”.
Fonte: ONU Brasil