Chamada para artigos: capítulo de livro sobre Cinema Latino-Americano
Os doutores Antonio Marcio da Silva (University of Kent, Reino Unido) e Mariana Cunha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil) convidam os investigadores interessados a enviar trabalhos para o livro Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Ativismo no Cinema Latino-Americano Contemporâneo. O prazo final é o 10 de dezembro.
Eixo temático
O cinema pode desempenhar um papel ativo na denúncia do abuso dos direitos humanos e na visibilidade de diferentes movimentos sociais? Cada uma, à sua maneira, as sociedades latino-americana têm experimentado diferentes ciclos na implementação e aplicação de políticas de direitos humanos, ainda que muitas vezes esses direitos sejam fortemente violados.
Movimentos sociais e ativistas tem aumentado o uso de filmes, vídeos e mídias digitais como meio de fazer campanha em nome da justiça e proteção dos cidadãos vulneráveis. Dessa forma, questionam em que medida o cinema pode impactar a transformação social e abrir novos caminhos para a compreensão dos filmes sobre direitos humanos, sejam eles a partir da perspectiva dos oprimidos ou dos violadores.
Este livro seleciona portanto contribuições originais que versem sobre os temas dos direitos humanos, movimentos sociais e ativismo no cinema latino-americano do novo milênio.
Áreas particulares de interesse incluem, mas não estão limitadas a:
- Tortura,violência e terrorismo sancionados pelo Estado
- Memória, trauma e arquivos
- Direitos ambientais e indígenas (por exemplo na Amazônia)
- Alterações climáticas e direitos humanos
- Protesto público e movimentos de resistência
- Grupos revolucionários armados
- Grupos marginalizados: direitos das mulheres (direitos reprodutivos), direitos LGBTT, Direitos dos migrantes (deslocados internos, refugiados)
- Escravidão moderna
- Espaços contestados e subjetividades coletivas e militantes
- Mudança social, justiça, reparação e reconciliação
- Ativismo e advocacia
- O surgimento de festivais de direitos humanos na América Latina
Mais informações através do e-mail humanrightslacinema@gmail.com.
Fonte: Plataforma 9