6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira

6festivalO 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira será realizado de 24 a 29 de novembro em Bagé-RS. Para maiores informações acesse aqui o site do evento e aqui sua página no Facebook.

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira acontece anualmente na cidade de Bagé, na fronteira Brasil – Uruguai. Território de intercâmbio cultural, onde se visualiza uma identidade própria, observada nos ritos, nos mitos, na fala, nas festas populares, nas expressões corporais e na religiosidade. A cidade de Bagé, mesmo com as recentes políticas modernizantes, ainda guarda na sua contemporaneidade elementos de origem, valores oníricos que nos aproximam do sentimento primitivo, uma vaga lembrança dos antepassados, um misto de tradição e modernidade. Nela os viajantes encontram refúgio na horizontalidade do pampa e na beleza antiga dos casarios meridionais. Estar em Bagé é ter a estranha sensação de compreender claramente que todas as manifestações culturais são expressões de um patrimônio imaterial que aciona imaginários adormecidos. Pensando nisso, as diversas manifestações culturais precisam ser levadas em conta quando se projetam formas alternativas de desenvolvimento. Diante desse cenário, o cinema surge não só como fator de desenvolvimento econômico, cultural e social da região, mas, principalmente, como potencializador de uma outra economia, outras formas de narrar a nossa história, em suma, outras formas de sociabilidade, que apostam no alargamento das fronteiras e na valorização da diversidade da região.

O Festival surgiu em 2009, primeiramente como uma mostra de filmes organizada pelos voluntários do Centro Histórico Vila de Santa Thereza com o objetivo de fomentar a produção audiovisual na região e resgatar a relação do cinema com a cidade. O Festival, com a promoção da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Bagé, assumiu novas dimensões e apresentou para a região um novo caminho de desenvolvimento econômico, social e cultural através da produção audiovisual. O potencial econômico de um polo de cinema na região confirmou-se com a escolha da cidade como locação do longa-metragem “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, promovendo uma movimentação econômica e turística sem precedentes em Bagé. Em 2014, a Associação Pró-Santa Thereza assina a realização do evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bagé e produção do Da Maya Espaço Cultural e Anti Filmes, ampliando e redimensionando as potencialidades do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Entre as parcerias institucionais com a Rede Mercociudades (Mercosul), Festin (Festival Itinerante da Língua Portuguesa e Festival de Gramado).

O Festival se destaca pelo forte caráter de formação do olhar e expressão audiovisual. Oficinas de cinema são promovidas, ao longo do ano, através do Programa Cinema da Fronteira e Projetos de Extensão das instituições de ensino apoiadoras, como a UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) e o IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense) fomentando, assim, a produção para a Mostra Competitiva Regional do Festival.

O Festival de Cinema da Fronteira é o ponto de conjunção dos trabalhos realizados nas oficinas de formação cinematográfica e dos projetos pedagógicos das instituições de ensino. É o momento em que os realizadores locais e demais apreciadores do cinema têm a oportunidade de compartilhar experiências com realizadores de outras regiões do país e estrangeiros, além de entrar em contato com a produção latino-americana e lusófona, ampliando assim o horizonte da linguagem audiovisual. No entanto, o caráter de formação do Festival abrange não apenas a formação do olhar audiovisual e a reflexão sobre o tema, mas também a própria forma de fazer um festival de cinema ao envolver a comunidade no processo de construção e organização do evento. Esse caráter experimental tem sido a tônica do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, um organismo vivo em processo contínuo de transformação. Sob a luz de Bagé nasce um novo cinema no Pampa.

Fonte: Site do evento

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes