20º Aniversário do Projeto A Rota do Escravo na América Latina e no Caribe e 50º aniversário do Projeto História Geral da África

20º Aniversário do Projeto A Rota do Escravo na América Latina e no Caribe e 50º aniversário do Projeto História Geral da África

unescoEm 2014, a UNESCO celebra o 20º aniversário do Projeto A Rota do Escravo, iniciado em 1994 na cidade de Ouidah (Benin). A celebração também faz parte do 50º aniversário do Projeto Historia Geral de África.

A Resolução 37 C/Res1.VI aprovada pela 37ª Conferência Geral da UNESCO, solicitou à diretora-geral da UNESCO “que elaborasse e implementasse um programa de atividades para celebrar o vigésimo aniversário do projeto nas distintas regiões do mundo”. Além disso, é o preâmbulo do lançamento, que acontecerá em janeiro de 2015, da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024). A América Latina e o Caribe se unem a esta celebração com programas de atividades em vários Estados-membros.

O Boletim do Portal de Cultura da América Latina e Caribe divulgará informações sobre as atividades organizadas na região relativas ao 20º aniversário do Projeto A Rota do Escravo, como homenagem aos homens e mulheres vítimas deste crime contra a humanidade, que nos deram não somente seu suor e sangue, mas também a rica herança cultural nascida dessa tragédia.

Visite o Portal da Cultura da América Latina e Caribe: www.unesco.lacult.org

As celebrações no Brasil

Com o objetivo de reconhecer a influencia da história e cultural africanas na sociedade brasileira, a Representação da UNESCO no Brasil, em Brasília, impulsiona o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, em colaboração com instituições culturais e educativas nacionais. A primeira ação deste Programa foi a tradução para o português da coleção História Geral da África. A partir da promulgação da Lei n° 10.639 de 2003 que orienta a inclusão da história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, o Programa começou este ano a produção de materiais pedagógicos para todos os níveis de ensino, começando com a Síntese da História Geral da África e a História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.

Assim como a cada ano, o Programa promoveu a celebração do Dia de África, 25 de maio / Semana de África, 26-28 de maio, com um amplo programa de festividades culturais com exposições, apresentações de filmes, mostras gastronômicas e galerias artísticas.

Por fim, o Programa está cooperando com a pesquisa do Comitê Científico do Projeto História Geral da África para a elaboração do nono volume da coleção História Geral da África da UNESCO, que será dedicado à diáspora africana.

Fonte: Representação da Unesco no Brasil

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes