XII Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul

celsul2016XII Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul
Tema: 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas.
12 a 14 de setembro de 2016, UFSM-RS

O XII Encontro do CELSUL acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2016, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul.

Clique aqui para acessar a página do evento no Facebook
Clique aqui para baixar a 1ª Circular (pdf)

A constituição e a consolidação do disciplinar dos Estudos Linguísticos no contexto do CELSUL
Somos, hoje, quase 30 programas de pós-graduação e mais de 100 cursos de Letras (entre Licenciatura e Bacharelado) ofertados em nossa área de abrangência. Uma região por demais consolidada e historicamente preparada na formação de jovens licenciados, bacharéis, mestres e doutores. Uma região com uma equipe de professores com formação doutoral interessante do ponto de vista da responsabilidade que nos é demandada pelas novas diretrizes curriculares. Somos também uma comunidade com inúmeros periódicos acadêmicos e com uma produção reconhecida nacional e internacionalmente. Uma parte importante de nossos programas de pós-graduação tem uma experiência de mais de 20 anos de história de atuação. E, a outra parte, com cursos mais novos, muitos em seu percurso inicial, mas todos procurando a tão almejada consolidação exigida pela CAPES. Já os cursos de graduação em Letras, boa parte deles, tem conceitos respeitáveis em suas avaliações pelo Ministério de Educação. Somos, portanto, uma comunidade que forma novas gerações, que faz pesquisa, que produz, que tem visibilidade e impacto regional. Somos uma comunidade de referência regional, certo, mas de destaque e impacto nacional.

Para organizarmos, academicamente, esse XII Encontro, fizemos um levantamento minucioso de todos os programas de pós-graduação e dos grupos de pesquisa credenciados pelo CNPq na região de abrangência do CELSUL. Através de um estudo descritivo e comparativo de suas linhas de pesquisa, elencadas em suas home page, projetamos 10 eixos temáticos. A nosso ver, eles agregam uma representação do que se produz em nosso contexto universitário de formação e de pesquisa. Para nós, eles reúnem um potencial promissor e servirão de mote para as discussões e as reflexões que deverão acontecer em nosso Encontro de 2016. Por outro lado, o tema geral escolhido, por unanimidade pela nossa diretoria, foi 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas. Ele visa proporcionar um recorte epistemológico na historicidade de nosso fazer disciplinar, almejando, sobretudo, os desdobramentos e as perspectivas na atualidade.

Eixos temáticos
1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas
2) Ensino e aprendizagem de Língua Materna: desdobramentos e perspectivas
3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas
4) Processamento da linguagem: desdobramentos e perspectivas
5) Descrição linguística e gramatical: desdobramentos e perspectivas
6) Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas
7) Estudos da tradução e do léxico: desdobramentos e perspectivas
8) História das línguas: desdobramentos e perspectivas
9) A constituição da Língua Brasileira dos Sinais: desdobramentos e perspectivas
10) Políticas públicas e de línguas: desdobramentos e perspectivas

Modalidades de participação
Cada participante inscrito no XII Encontro do CELSUL terá direito a uma submissão de trabalho nas seguintes modalidades:
– Simpósios (Professores/Pesquisadores);
– Painéis (Alunos de Mestrado e Doutorado);
– Pôsteres (Alunos de graduação).

Normas para submissão de trabalhos
Instruções gerais
1. Cada participante poderá inscrever-se em uma modalidade, individual ou coautoria. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores. Será exigida a presença de pelo menos um dos autores para apresentação do trabalho;
2. O mesmo trabalho não poderá ser submetido para apresentação em mais de uma modalidade ou eixo temático;
3. Todos os autores e coautores constantes do trabalho deverão realizar inscrição no evento e efetuar o pagamento da inscrição para submissão do trabalho;
4. As inscrições deverão ser realizadas on-line. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento e, caso desejem submeter trabalho, devem anexar o resumo salvo em arquivo PDF;
5. Uma vez aceito o trabalho pelo comitê científico, o participante receberá, no e-mail informado na ficha de inscrição, a carta de aceite com o dia de horário de apresentação.
6. Não será permitida qualquer alteração nos dias de horários da programação;
7. Após o recebimento da carta de aceite, o participante deverá fazer o pagamento da inscrição, conforme a modalidade e o período. Não haverá devolução do valor da inscrição caso o participante esteja ausente no dia da sua apresentação.
8. No eventual caso de o resumo não ser aceito em nenhuma das modalidades de apresentação de trabalhos, o participante estará automaticamente inscrito apenas como ouvinte.
9. O trabalho na modalidade Pôster, se aprovado, deverá ser confeccionado em seu formato gráfico (banner) contendo: Título (centralizado, em letra maiúscula e negrito), autores e instituição (alinhados à direita); introdução/justificativa, objetivos/proposta de pesquisa, referencial teórico, metodologia/dispositivo de análise, resultados e referências bibliográficas. Atender às medidas de 90 cm de largura por 1 m de altura (Trazer no dia da apresentação).
10. Serão emitidos certificados individuais pela participação dos inscritos, efetivamente presentes no Simpósio, e pela apresentação dos trabalhos nas modalidades específicas.

– Simpósios – Destinado à submissão de trabalhos de professores universitários e pesquisadores.

Os simpósios estão vinculados aos eixos temáticos. O número de simpósios será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada simpósio haverá um coordenador convidado. Cada coordenador será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada simpósio terá até seis participantes, incluindo o coordenador, que terão 15 minutos para expor sua apresentação e cinco minutos para discussão. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade simpósio devem submeter resumos com as suas propostas de acordo com as seguintes normas:

  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 500 e 700 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • Formato do arquivo: PDF

– Painéis – Destinado à submissão de trabalhos de alunos de mestrado e doutorado.

Os painéis estão vinculados aos eixos temáticos. O número de painéis será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada painel haverá um coordenador convidado. Os Painéis serão organizados por temática e haverá um coordenador. Cada coordenador de Painel será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada painel terá até seis participantes, que terão 10 minutos para apresentar sua pesquisa. Os participantes que desejarem apresentar trabalho na modalidade painel devem submeter resumo seguindo as orientações abaixo:

  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • Formato do arquivo: PDF

– Pôsteres –Destinado à submissão de trabalhos de alunos de graduação.

Os pôsteres estão vinculados aos eixos temáticos e terão um coordenador. Cada coordenador de Sessão de Pôster será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada pôster será visitado por um debatedor. Os participantes que desejarem apresentar trabalho na modalidade pôster devem submeter resumo seguindo as orientações abaixo:

  • Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.
  • Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.
  • Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • Formato do arquivo: PDF

celsul2016a

Informações adicionais
Facebook: CELSUL 2016 – UFSM
E-mail: celsul2016ufsm@gmail.com

Comissão Organizadora
Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/UFSM), Profª. Dr. Caciane Medeiros (DLCL/UFSM, Profª. Dr. Célia Della Meã (DLCL/UFSM), Profª. Dr. Eliana Sturza (DLEM/UFSM), Profª. Dr. Evellyne Costa (DLCL/UFSM), Profª. Dr. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM), Profª. Dr. Maria Iraci Sousa Costa (DLCL/UFSM), Profª. Dr. Simone de Mello de Oliveira (DLCL/UFSM), Profª. Dr. Taís da Silva Martins(DLCL/UFSM), Profª. Dr. Tatiana Keller (DLV/UFSM), Profª. Dr. Verli Petri (DLV/UFSM), Profª. Dr. Zélia Maria Viana Paim (DLCL/UFSM)

Política da Diretoria Gestão 2015-2016
Estamos imbuídos sobremaneira pelo que os 20 anos de existência do CELSUL, que se completaram em 2015, representam não só na história das pesquisas e do ensino, mas também na consolidação dos Estudos Linguísticos e na própria constituição da Linguística em nossos três estados do Sul do país. Somos parte de uma história nacional afirmando nossas especialidades e domínios, sustentando uma base teórica e analítica por demais representativa do que se faz, do que se ensina e do que se orienta tanto em nível de Graduação quanto em Pós-Graduação e, mais recentemente, na cultura científica da supervisão de Pós- Doutoramento. Estamos propondo como temática geral a comemoração da história do evento e, sobretudo, uma reflexão do que somos enquanto Círculo representativo de uma região muito abrangente e, ao mesmo tempo, com uma visibilidade histórica e madura no seu fazer científico. Conclamamos todos, a partir dessa comemoração de 20 anos, a uma reflexão sobre o que somos enquanto região em um contexto maior: o nacional e, por sua vez, sua influência para além do espaço físico e geográfico brasileiro. Queremos propor uma discussão sobre nossa produção e sua relação com o contexto do Mercosul para que nela possamos nos identificar, cada vez mais, não só ao regional, mas também a um nacional para além de suas fronteiras na produção do conhecimento.

Para tanto, propusemos a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para sediar o próximo encontro. A UFSM foi a primeira universidade pública a ser implantada no interior do Brasil e hoje ela é considerada como um centro de excelência, com várias áreas do conhecimento em destaque. Em nossa área, conta com um Programa de Pós-Graduação em Letras consolidado e com conceito 5, tendo à sua frente um grupo de professores e pesquisadores, muitos deles com reconhecimento nacional e internacional. Nesse contexto, queremos tornar o CELSUL, cada vez mais, um espaço de convívio acadêmico e também um espaço político e científico de referência como são os seus objetivos iniciais e que estão sendo mantidos por todas as presidências que conseguiram conduzir tal tarefa com o maior entusiasmo, comprometimento e competência – tão difíceis de levar a cabo pelo espaço geográfico que representamos. Somos também um espaço de debate e reflexão do que estamos fazendo, somos, acima de tudo, um espaço de interlocução entre nossos pares. No entanto, para nós, julgamos ser necessário ir mais além, devemos partir em direção de um espaço que merece ser ouvido em instâncias outras e não apenas em um evento a cada dois anos. Temos uma história e uma representação; temos uma visibilidade e uma constituição consolidada, precisamos, portanto, participar mais ativamente da política de formação de professores, da política de formação de pesquisadores, da política de financiamento de nossas pesquisas. Devemos começar a projetar, além do encontro bianual, o CELSUL também como um espaço de políticas públicas de divulgação, de financiamento e de avaliação de nossa produção científica, políticas agregadoras e fortalecedoras. Para tanto, projetamos as seguintes metas para o nosso biênio:

a) Comemorar os 20 anos da fundação do CELSUL;
b) Organizar essa história enquanto arquivo importante para compor mais um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessam pela formação disciplinar contemporânea e, mais de perto, pela história da Linguística no Sul;
c) Promover a inclusão de novos temas de pesquisa aos já colocados historicamente;
d) Promover, via home page do CELSUL, a divulgação e os intercâmbios de trabalhos científicos, reuniões acadêmicas, congressos e similares;
e) Criar um arquivo individual, sob forma de ficha, para cada associado efetivo e ou colaborador;
f) Promover a visibilidade de nossas revistas acadêmicas e científicas, divulgando as chamadas para artigos, bem como o lançamento de novos números;
g) Assumir o espaço de produção acadêmica e publicar, no final de nosso Encontro, um livro com todos os textos oriundos das mesas redondas e das conferências;
h) Criar uma agenda de trabalho para cada eixo temático relativo às pesquisas que estão sendo desenvolvidas em nossos programas de pós-graduação;
i) Editar, sob forma de e-book, os anais de nosso Encontro;
j) Disponibilizar, em nossa home page, um link para as páginas pessoais de nossos associados que tenham seus textos publicados sob forma digital.

Diretoria do Biênio 2015-2016
Presidente: Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/UFSM)
Vice-Presidente: Profª. Dr. Eliana Sturza (DLEM/UFSM)
Tesoureira: Profª. Dr. Larissa Montagner (DLV/UFSM)
Segunda Tesoureira: Profª. Dr. Taís da Silva Martins(DLCL/UFSM)
Secretária Geral: Profª. Dr. Verli Petri (DLV/UFSM)
Secretária Geral (suplente): Profª. Dr. Evellyne Costa (DLCL/UFSM)

Um pouco de nossa história:
O Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL – foi fundado, no dia 05 abril de 1995, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por iniciativa do grupo de linguistas liderados por Fábio Luiz Lopes da Silva. Os membros da primeira e da segunda diretoria foram: Carlos Mioto, Ruth Lopes, Roberta Pires de Oliveira, Maria Cristina Figueiredo e Silva, cuja gestão corresponde aos biênios 1995/1996 – 1997/1998. Na Assembleia do primeiro Encontro, em 14 de novembro de 1995, foi aprovado e homologado o Estatuto do CELSUL que se constituiu como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a congregar profissionais e estudiosos em Linguística, com o objetivo de desenvolver seus estudos teóricos e aplicados na América do Sul; organizando eventos científicos para divulgar as pesquisas desenvolvidas na área, bem como oportunizando o aprimoramento de profissionais e estudantes, em encontros bienais.

O I e o II Encontros do CELSUL ocorreram no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, respectivamente, nos dias 13 e 14 de novembro de 1995 e nos dias 10 e 11 de abril de 1997.

Já o III Encontro do CELSUL – A linguística no século XXI – aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS –, nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 1999. A diretoria foi composta por Jorge Campos, Ana Maria Ibaños, Jane Rita Caetano da Silva, Sabrina de Abreu. O III CELSUL teve dois eventos a ele integrados, o IV Seminário Internacional de Linguística da PUCRS e o X encontro Regional do Projeto VARSUL.

O IV e o V Encontros do CELSUL ocorreram em Curitiba, nas instalações da Universidade Federal do Paraná – UFPR –, respectivamente, nos dias 16 e 17 de novembro de 2000 e nos dias 17 e 18 de outubro de 2002. A diretoria cuja gestão corresponde ao triênio 2000/2002 foi composta por José Borges Neto, Maria José Foltran, Lígia Negri, Iara Bemquerer Costa.

O VI Encontro do CELSUL – Mattoso Câmara – 100 Anos – aconteceu em Florianópolis e foi sediado, novamente, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, de 3 a 5 de novembro de 2004. A diretoria que corresponde ao Biênio 2003/2004 foi composta por Carlos Mioto, Izete Lehmkuhl Coelho, Roberta Pires de Oliveira, Maria Cristina Figueiredo Silva, Lúcia Maria Nassib Olímpio.

Por sua vez, o VII Encontro do CELSUL ocorreu de 18 a 20 de outubro, no ano de 2006 e foi promovido pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL – juntamente com a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL –, particularmente através do Programa de Pós- Graduação em Letras da UCPEL e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Faculdade de Letras da UFPEL. A diretoria que corresponde ao Biênio 2005/2006 foi constituída por Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Ana Ruth Moresco Miranda, Ingrid Finger, Luís Isaías Centeno do Amaral.

O VIII Encontro do CELSUL aconteceu em Porto Alegre, de 29 a 31 de outubro de 2008, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, através de seu Instituto de Letras e de seu Programa de Pós-Graduação em Letras. A diretoria do Biênio 2007/2008 foi composta por Gisela Collischonn, Sérgio de Moura Menuzzi, Elisa Battisti, Ingrid Finger.

O IX Encontro do CELSUL foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL –, nas dependências da Unidade da Pedra Branca, em Palhoça. A Diretoria do Biênio 2008-2010 foi composta por Débora de Carvalho Figueiredo, Maria Marta Furlanetto, Adair Bonini, Ester Wollstein Moritz.

O X Encontro do CELSUL ocorreu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Cascavel – e foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, entre os dias 24 a 26 de outubro de 2012. A Diretoria do Biênio 2011-2012 foi constituída por Aparecida Feola Sella, Alexandre Sebastião Ferrari Soares, Sanimar Busse, Alcione Tereza Corbari.

Já o XI Encontro do CELSUL ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Chapecó – entre os dias 12 e 14 de novembro de 2014, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. A Diretoria do Biênio 2013-2014 esteve sob a gestão de José Simão da Silva Sobrinho, Cláudia Andrea Rost Snichelotto, Morgana Fabiola Cambrussi, Marcelo Jacó Krug, Mary Neiva Surdi da Luz, Angela Derlise Stübe.

Desde sua criação, os Encontros do CELSUL constituem-se como espaço privilegiado do debate qualificado sobre os Estudos Linguísticos, reunindo, ao longo dos seus 20 anos (1995-2015) de existência, pesquisadores, professores e alunos da área de Letras de universidades de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Além das fronteiras da Região Sul do País, contou sempre com a participação de outros Estados do Brasil e de países do MERCOSUL.

Apresentamos resumidamente um mapa que ilustra essa trajetória itinerante dos Encontros:

celsul-mapa

Fonte: Celsul 2016

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes