USP na lista das 10 melhores universidades entre os BRICS, segundo ranking da revista Times Higher Education
As 100 melhores universidades entre os BRICS; USP em 10º
Claudia Gasparini
A Universidade de São Paulo (USP) entrou para a lista das 10 melhores universidades entre os BRICS (grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e países emergentes, segundo o ranking de 2015 da revista Times Higher Education.
Em relação à edição anterior do estudo, a universidade passou da 11ª para a 10º posição. Porém, terminam por aí as boas notícias para o Brasil. Das 100 instituições listadas, apenas quatro são brasileiras: além da USP, também aparecem Unicamp (27º), UFRJ (61º) e Unesp (97º).
Na opinião de Phil Baty, editor da THE, o cenário geral das universidades brasileiras é de estagnação. “Enquanto iniciativas como o programa Ciências sem Fronteiras terão resultados positivos a longo prazo, mais precisa ser feito para priorizar o desenvolvimento das melhores instituições do Brasil”, afirma.
Ele observa que, embora a USP tenha subido para o top 10, tanto Unicamp quanto Unesp perderam posições. “O Brasil tem excelência em algumas áreas de pesquisa, mas as suas universidade precisam ser libertadas da burocracia excessiva e do controle centralizado para atingirem seu potencial”, comenta Baty.
Um total de 22 países com economias emergentes foram analisados pelo THE, dos quais 18 conseguiram ser classificados no top 100.
Para elaborar o ranking, quase 10 mil acadêmicos foram entrevistados em 2014. Entre os critérios para a avaliação, estão a renda obtida com pesquisas, ambiente de ensino, impacto de citações, volume e reputação das pesquisas e internacionalização.
Dos países que constam do ranking do THE, a China foi o que apareceu mais vezes. Foram 27 universidades classificadas, inclusive em 1º e 2º lugares.
Confira aqui a lista completa com as 100 universidades mais bem avaliadas pelo estudo, que classificou instituições de ensino de 22 países, ao todo.
Fonte: Info Abril Exame