Unicamp recebe 610 inscrições para 1º vestibular indígena; AM concentra 74% dos pedidos

Vista aérea da Unicamp, em Campinas — Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp

Vista aérea da Unicamp, em Campinas — Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta quinta-feira (27) que registrou 610 pedidos de inscrição para o 1º vestibular indígena – 74% dos pedidos vieram do estado do Amazonas. São oferecidas 72 vagas em 27 cursos.

A cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM) foi a cidade com o maior número de pedidos, com 350, seguida por Manaus (AM), com 107, e Campinas (SP), com 84.

Número de inscritos no 1º vestibular indígena da Unicamp

Localidade Inscritos
Campinas (SP) 84
Dourados (MS) 24
Manaus (AM) 107
Recife (PE) 45
São Gabriel da Cachoeira (AM) 350
Total 610

Para terem a inscrição aceita, os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. A Comvest informou que irá divulgar a lista com as candidaturas homologadas e a relação candidatos/vaga no dia 11 de outubro.

“O número candidatos inscritos surpreendeu por suas características regionais, com destaque para a expressiva presença dos estudantes de São Gabriel da Cachoeira (AM), e pelos interesses que os candidatos demonstraram nos cursos oferecidos pela Unicamp. Podemos observar forte procura por carreiras nas áreas da saúde e humanidades, onde se destacam Administração e Pedagogia”, destacou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

De acordo com a Comvest, os dez cursos mais procurados foram:

  • Enfermagem – Integral
  • Administração (Noturno)
  • Farmácia (Integral)
  • Administração Pública (Noturno)
  • Engenharia Elétrica (Integral)
  • Pedagogia (Integral)
  • Engenharia de Produção (Integral)
  • Arquitetura e Urbanismo (Noturno)
  • Engenharia Agrícola (Integral)
  • Engenharia Elétrica (Noturno)
  • Ciência do Esporte (Integral)

A prova

O exame tem fase única e será aplicado dia 2 de dezembro, em língua portuguesa, nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

A prova é formada por uma redação e 50 questões de múltipla escolha, distribuídas em linguagens e códigos (14), ciências da natureza (12), matemática (12) e ciências humanas (12).

Vagas disponíveis

Para o vestibular 2019, 23 vagas destinadas ao público indígena foram retiradas do total oferecido no exame tradicional. As outras 49 foram criadas especificamente para esta seleção.

Cada candidato pode assinalar duas carreiras como opção no momento da inscrição. Inicialmente, serão convocados para cada curso os estudantes que o indicarem como prioridade. Depois disso, caso vagas não sejam preenchidas, a universidade convocará os demais, informou a Comvest.

As opções são: administração, administração pública, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, ciências do esporte, ciências econômicas, ciências sociais, comunicação social-midialogia, dança, enfermagem, engenharias agrícola, de manufatura, de produção e elétrica; estudos literários, farmácia, filosofia, geografia, geologia, história, letras, licenciatura integrada química/física, linguística, música: licenciatura, nutrição, pedagogia e tecnologia em saneamento ambiental.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes