UFRGS e PUCRS apresentam proposta para instalação de Centro de Estudos Alemães e Europeus

alemaes

Comitiva alemã foi recebida na UFRGS. Foto: divulgação

Objetivo é promover a colaboração acadêmica entre Brasil e Alemanha nas áreas de Humanidades

A Universidade recebeu nesta quinta-feira, 22, a visita de uma delegação alemã que está em Porto Alegre para apreciar uma proposta da UFRGS e da PUCRS visando à instalação na cidade de um centro de pesquisas avançadas Alemanha/Europa. O Centro seria o primeiro deste tipo no Hemisfério Sul, tendo como objetivo promover a colaboração acadêmica entre os dois países nas áreas de Humanidades. As cinco autoridades alemãs (Elke Spielmanns-Rome, do Institut für Qualitätssicherung, Bonn; Randall Hansen, da Universidade de Toronto; Ton Nijhuis, da Universidade de Amsterdam; Stephanie Knobloch e Martina Schulze, do DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) foram recebidas na Reitoria pelo reitor Carlos Alexandre Netto, pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann, pela vice-reitora eleita Jane Tutikian, pelo secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard e pela professora Cláudia Marques, da Faculdade de Direito. Também participou do encontro o professor Drayton Gonzaga Souza, decano da Escola de Humanidades da PUCRS. A agenda incluiu também conversas com pesquisadores da UFRGS e da PUCRS.

Se instalado, o centro irá reunir pesquisadores da UFRGS e da PUCRS com parte ou totalidade de seus estudos efetuados na Alemanha. Da PUCRS, foram identificados 15 pesquisadores seniores e seus orientandos. Na UFRGS, 13 programas de pós-graduação e grupos de pesquisa foram identificados, reunindo cerca de 30 pesquisadores e mais de 50 alunos, conforme a listagem abaixo:

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – PPG Antropologia social, PPG Ciência política, PPG Filosofia, PPG Políticas públicas, PPG Sociologia,

Instituto de Letras – PPG Letras (Germanística e Romanística)

Faculdade de Arquitetura – PPG Urbanismo

Faculdade de Direito – PPG Direito

Faculdade de Educação – Grupo de Pesquisa “Racionalidade e Formação”, Grupo de Pesquisa “Educação e Envelhecimento” (vinculado ao PPG em Educação)

Faculdade de Economia – PPG Estudos Estratégicos Internacionais,

A proposta em análise prevê que o Centro Interdisciplinar de Estudos Alemães e Europeus se dedique à discussão de três fenômenos chave – globalização, desenvolvimento sustentável, e diversidade cultural – no contexto de diferentes experiências e construções na Europa/ Alemanha e Brasil.

Segundo o secretário Maillard, para a UFRGS o Centro seria a oportunidade de institucionalizar e dar uma visibilidade muito ampla a parcerias tradicionais com a Alemanha que têm começado há décadas. O reitor Carlos Alexandre Netto destacou a possibilidade de novas oportunidades de mobilidade de alunos e de professores, além de acordos de dupla diplomação, e o vice-reitor lembrou do potencial de Porto Alegre e da Região Sul do Brasil para sediar instituições voltadas ao ensino, à pesquisa e à inovação.

Fonte: Notícias UFRGS

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes