Seminário de Oralidade, Memória, Cultura e Educação Escolar Indígena em Araguaína, Tocantins

uftaPor Patrícia Paiva e Daniel dos Santos

Com objetivo de informar sobre a cultura indígena e mostrar pesquisa dessa temática, o Laboratório de Línguas Indígenas (Lali) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas (Neppi) da UFT, câmpus Araguaína, apresentam nos dias 12, 13 e 14 de abril o seminário “Oralidade, Memória, Cultura e Educação Escolar Indígena”. Haverá palestras, mesas-redondas, apresentação cultural e realização de oficinas de pinturas corporais.



A Universidade, através do Lali e do Neppi, tem desenvolvido diversas pesquisas e projetos de extensão voltados para os indígenas. Já foram publicados 27 livros, sendo a maioria livros didáticos para serem usados nas escolas indígenas do Estado do Tocantins, especialmente, Apinayé, Krahô e Krahô–Kanela.  Aliado a esse material, também foram publicados livros e artigos científicos voltados para a temática da educação escolar indígena.

Segundo o Lali, cerca de 180 línguas nativas são faladas regularmente no Brasil. Os povos indígenas somam  817 mil 963 habitantes no país de acordo com o resultados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), já são cerca de 340 índigenas vinculados à UFT, sendo 48 em Araguaína. A Universidade também oferta programas de bolsa permanência como o Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para a permanência desses alunos. 

“O evento trará uma grande contribuição tanto para a Universidade como para os alunos indígenas, visto que vem contemplar as políticas públicas de inclusão dos alunos indígenas nos diversos cursos da UFT, e divulgar as pesquisas que o Laboratório de Línguas Indígenas vem desenvolvendo junto aos povos indígenas do Estado do Tocantins e brasileiros, através dos  Programas de Pós-Graduação”, disse Edviges.

Programação
No dia 12, acontece a abertura às 19h com mesa de abertura e palestra. Durante a tarde do dia 13, acontecem as oficinas de pinturas corporais Karajà-Xambioá. As palestras e exposição de artesanatos indígenas acontecem nos dias 13 e 14, pela manhã e noite. O evento será realizado no Auditório II, Unidade  Cimba/UFT.

Fonte: Notícias Universidade Federal Tocantins

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes