Saberes indígenas são pauta de políticas culturais
Saberes indígenas são pauta de políticas culturais
Em agosto o Iphan participa de diversos eventos em celebração à cultura dos povos indígenas
Para promover o diálogo entre os povos indígenas, a sociedade e o poder público, entre os dias 09 e 16 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP), ocorre o Encontro Brasil Indígena: história, saberes e ações, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc), pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc) e com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento simboliza um novo momento das políticas voltadas à promoção da cultura, que não se restringem mais à simples disponibilização de instrumentos. Em um mundo em que as trocas de informação vêm reconfigurando as relações sociais, os povos indígenas passam a ser protagonistas demandando e participando da formulação e aplicação de tais políticas.
Na ocasião, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, e o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), TT Catalão, farão a entrega do Registro da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani com Patrimônio Cultural do Brasil. Muitos dos saberes e expressões desses povos são reconhecidos pelo Iphan. Apesar de não ser a única forma de legitimação dos bens culturais, demonstra um reconhecimento de suas identidades e a apropriação que os povos fizeram dos mecanismos de legitimação por meio das políticas públicas. Agora são também formuladores, exercendo o controle social.
O debate sobre as políticas culturais para os povos indígenas e questões sobre a diversidade cultural e a participação plural estão na pauta deste evento que reúne mais de 200 lideranças indígenas do Brasil. O Encontro será composto de três ações: reuniões do Colegiado Setorial das Culturas Indígenas (entre 9 e 10 de agosto), o II Fórum Nacional das Culturas Indígenas (de 11 a 14 de agosto) e o Encontro das Culturas Indígenas (de 13 a 16 de agosto).
A expectativa é que, ao final do fórum, sejam estabelecidas a definição das metas do plano até 2020 e das prioridades para o biênio 2015/2016. Por fim, o Encontro das Culturas Indígenas encerrará o evento e irá mostrar ao público diversas expressões culturais de diferentes etnias do Brasil. Contará com rodas de história, oficinas culturais, intervenções culturais, mostra de vídeos indígenas, Feira de Artes Indígenas e a cerimônia de lançamento da publicação Brasil Indígena: História, Saberes e Ações e da entrega e divulgação da Carta do II Fórum Nacional das Culturas Indígenas.
O ano de 2015 é de grande significado para o Iphan e para a cultura brasileira. No dia 04 de agosto, comemora-se 15 anos do Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que institui o registro de bens culturais de natureza imaterial. Celebra também 10 anos de assinatura do Brasil à Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco.
Entre os bens registrados como Patrimônio Cultural, nos últimos 15 anos, muitos são referentes aos povos indígenas, buscando a salvaguarda de seus costumes e rituais. Para relembrar essas datas, o site do Iphan estará dedicado a essa temática entre os dias 16 e 22 de agosto, na Semana do Patrimônio. A iniciativa, além de textos especiais sobre os bens culturais registrados, tem o intuito de fomentar uma ampla discussão sobre as políticas em patrimônio voltadas aos povos indígenas.
Saiba mais
Conheça os bens culturais indígenas registrados:
Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro;
Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe;
Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi;
Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá;
Rtixòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá;
Cachoeira de Iauaretê – Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri;
Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani.
Acompanhe todas as postagens da Semana do Patrimônio no site do Iphan.
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459
(61) 8356-5857
Fonte: IPHAN