Projecto 8 no XVII congresso da ALFAL em 2014

Projecto 8 : “Políticas da linguagem na América Latina”

As políticas de linguagem na América Latina tem sua origem numa rede de investigadores a partir de um congresso organizado na UBA( universidade de Buenos Aires) em 1996. Desde então, estudiosos da maior parte dos países da América Latina e da União Europeia iniciaram intensa troca de conhecimentos e pesquisa na área de política linguística, abrangendo os mais diversos temas.

Nó XVII  congresso da ALFAL( Associação de Linguística e Filologia da América Latina) em 2014 terá como tema central o Projecto 8 : “Políticas da linguagem na América Latina” políticas de linguagem nas ciências e na educação superior. Serão três mesas temáticas no congresso cada uma abordando diversos aspectos politico-linguisticos.

http://www.mundoalfal.org/sites/default/files/banner2.jpg

A mesa 1 abordara políticas de linguagem nas ciências e na educação superior, sendo Coordenada pelo professor Rainer Enrique Hamel (UAM, México, D. F.). A expansão do inglês como língua central e totalmente globalizada age de maneira diferenciada e penetra em diferentes âmbitos de outras línguas, sobretudo nas relações internacionais nas mais diversas áreas. Especialmente no campo da ciência e educação superior, a esmagadora maioria de projetos, trabalhos, pesquisas e afins são publicadas em inglês, gerando o monopólio da língua inglesa sobre a produção científica e intelectual. Então nestes anos chega-se a a dois pontos divergentes: o monopólio total do inglês, marcado pela hegemonia desta língua num contexto plurilinguístico reduzido, impondo um domínio cultural das ideias pelo idioma; ou o contrario, reabrir e reforçar o imenso ciclo de conhecimento científico embasado num modelo multilinguístico, sendo diferenciado regionalmente para agregar sua composição.

O tema é de extrema relevância  atualmente, em especial na América Latina onde ocorre internacionalização do ensino na educação superior. Os governos, universidades e o outras instituições da sociedade civil não conseguiram ter sucesso com políticas claras e precisas integradas a suas pesquisas científicas e educacionais até o momento. A mesa coordenada pelo professor Rainer discutira este tema em  diversos países no contexto acadêmico , como também a importância de se formular políticas eficazes no campo linguístico.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes