Professores da Banga concluem formação sobre metodologias de ensino da língua Kimbundu

Trinta e Cinco professores do ensino primário no município da Banga, província do Kwanza Norte, concluíram hoje um seminário de formação sobre metodologias de ensino da língua Kimbundu e expressão musical, no âmbito das acções do executivo viradas ao incentivo da aprendizagem e uso das línguas nacionais no ensino e comunicação.

Durante a sessão de encerramento da actividade decorrida durante cinco dias, o administrador municipal da Banga, Manuel António de Sousa, enalteceu a importância da formação face o seu impacto na actualização dos conhecimentos dos professores visando o êxito actividade docente–educativa e promoção da formação de quadros de qualidade para o mercado de emprego.

O responsável disse esperar que evidenciem na prática os conhecimentos adquiridos e que estejam melhor preparados para a actividade docente-educativa, salientando que o verdadeiro educador é aquele que está continuamente determinado a elevar o seu nível académico e profissional para garantir a formação integral do homem novo.

Por seu turno, o formador António Congo Canangui disse que a formação visou à elevação das competências dos professores locais em relação ao ensino da língua nacional kimbundo, bem como promover a generalização da disciplina para todos os alunos do ensino primário e reforçar as competências dos professores para o ensino da escrita e da leitura das línguas nacionais.

Destacou que o sector da educação deseja enaltecer o ensino e o uso das línguas nacionais, como factor de integração e de unidade nacional, pois através da qual as pessoas expressam a sua conformidade cultural.

Durante o seminário foram abordas matérias relacionadas com os conceitos básicos do alfabeto e ensino da língua Kimbundu, a pauta musical e sua leitura e ainda conceitos básicos sobre origem, expansão e importância da música.

Localizado 152 quilómetros a norte de Ndalatando, capital da província, o município da Banga conta com uma população estimada em mais de 12 mil habitantes, distribuídos em três comunas, nomeadamente Caculo-Cabaça, Cariamba e Aldeia-Nova.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes