Professores da Banga concluem formação sobre metodologias de ensino da língua Kimbundu
Trinta e Cinco professores do ensino primário no município da Banga, província do Kwanza Norte, concluíram hoje um seminário de formação sobre metodologias de ensino da língua Kimbundu e expressão musical, no âmbito das acções do executivo viradas ao incentivo da aprendizagem e uso das línguas nacionais no ensino e comunicação.
Durante a sessão de encerramento da actividade decorrida durante cinco dias, o administrador municipal da Banga, Manuel António de Sousa, enalteceu a importância da formação face o seu impacto na actualização dos conhecimentos dos professores visando o êxito actividade docente–educativa e promoção da formação de quadros de qualidade para o mercado de emprego.
O responsável disse esperar que evidenciem na prática os conhecimentos adquiridos e que estejam melhor preparados para a actividade docente-educativa, salientando que o verdadeiro educador é aquele que está continuamente determinado a elevar o seu nível académico e profissional para garantir a formação integral do homem novo.
Por seu turno, o formador António Congo Canangui disse que a formação visou à elevação das competências dos professores locais em relação ao ensino da língua nacional kimbundo, bem como promover a generalização da disciplina para todos os alunos do ensino primário e reforçar as competências dos professores para o ensino da escrita e da leitura das línguas nacionais.
Destacou que o sector da educação deseja enaltecer o ensino e o uso das línguas nacionais, como factor de integração e de unidade nacional, pois através da qual as pessoas expressam a sua conformidade cultural.
Durante o seminário foram abordas matérias relacionadas com os conceitos básicos do alfabeto e ensino da língua Kimbundu, a pauta musical e sua leitura e ainda conceitos básicos sobre origem, expansão e importância da música.
Localizado 152 quilómetros a norte de Ndalatando, capital da província, o município da Banga conta com uma população estimada em mais de 12 mil habitantes, distribuídos em três comunas, nomeadamente Caculo-Cabaça, Cariamba e Aldeia-Nova.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.