Mundolingua, um museu dedicado a divulgar a Linguística

mundolinguaMundolingua, um museu dedicado a divulgar a Linguística

Por Maeva Deparis

Acesse aqui a página do Mundolingua e aqui sua página no Facebook. 

19 de abril de 2015 – Quinta-feira passada eu fui ao museu Mundolingua, dedicado à linguística e todas as ciências que gravitam ao seu entorno; entre outras, a sociolinguística, a etnolinguística, a fonética.

Localizado perto do Senado e da igreja de Saint-Sulpice (Rua Servandoni, 10), este museu não é impressionante pelo seu tamanho, mas pelo conteúdo de sua exposição.

Assista ao vídeo Mundolingua La pelicula, que apresenta os três primeiros meses de preparação do espaço Mundolingua:

Na verdade, em apenas dois andares, Mundolingua consegue explicar de uma forma lúdica, tanto para crianças e adultos, os principais conceitos e teorias relacionados com o mundo das línguas com lousas digitais acompanhadas de fones de ouvido e objetos pitorescos.

A turnê pelo primeiro andar apresenta as bases com lousas sobre a aquisição da linguagem, as diferenças entre os alfabetos, as demonstrações fonéticas ou ainda pequenos quizzes sobre sotaques.

O segundo andar é mais focado sobre a questão da língua em todo o mundo e introduz diferentes disciplinas e áreas de investigação: a etnolinguística, a sociolinguística, a origem das línguas, os provérbios, as línguas ameaçadas de extinção, o número de falantes de cada língua do mundo, as misturas de línguas etc. Todos estes conceitos são apresentados de forma abrangente e objetiva, sem preconceitos.

Finalmente, seria uma pena deixar este museu sem uma passagem pela loja de presentes, e sem comprar um ímã de geladeira que diz: “old linguists don’t die they just leave a trace.” (“linguistas velhos não morrem, apenas deixam um vestígio.“) :)!

Mundolingua também organiza eventos e reuniões gratuitas, incluindo uma próxima conferência no dia 21 de maio de 2015, às 19:30: “Paris Babel ou uma cidade multilíngue”.

Mundolingua
Museu aberto diariamente das 10h às 19h; 7 euros para adultos – 5 euros para estudantes até 25 anos.

Fonte: art, langage, apprentissage

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes