Mundolingua, um museu dedicado a divulgar a Linguística
Mundolingua, um museu dedicado a divulgar a Linguística
Por Maeva Deparis
Acesse aqui a página do Mundolingua e aqui sua página no Facebook.
19 de abril de 2015 – Quinta-feira passada eu fui ao museu Mundolingua, dedicado à linguística e todas as ciências que gravitam ao seu entorno; entre outras, a sociolinguística, a etnolinguística, a fonética.
Localizado perto do Senado e da igreja de Saint-Sulpice (Rua Servandoni, 10), este museu não é impressionante pelo seu tamanho, mas pelo conteúdo de sua exposição.
Assista ao vídeo Mundolingua La pelicula, que apresenta os três primeiros meses de preparação do espaço Mundolingua:
Na verdade, em apenas dois andares, Mundolingua consegue explicar de uma forma lúdica, tanto para crianças e adultos, os principais conceitos e teorias relacionados com o mundo das línguas com lousas digitais acompanhadas de fones de ouvido e objetos pitorescos.
A turnê pelo primeiro andar apresenta as bases com lousas sobre a aquisição da linguagem, as diferenças entre os alfabetos, as demonstrações fonéticas ou ainda pequenos quizzes sobre sotaques.
O segundo andar é mais focado sobre a questão da língua em todo o mundo e introduz diferentes disciplinas e áreas de investigação: a etnolinguística, a sociolinguística, a origem das línguas, os provérbios, as línguas ameaçadas de extinção, o número de falantes de cada língua do mundo, as misturas de línguas etc. Todos estes conceitos são apresentados de forma abrangente e objetiva, sem preconceitos.
Finalmente, seria uma pena deixar este museu sem uma passagem pela loja de presentes, e sem comprar um ímã de geladeira que diz: “old linguists don’t die they just leave a trace.” (“linguistas velhos não morrem, apenas deixam um vestígio.“) :)!
Mundolingua também organiza eventos e reuniões gratuitas, incluindo uma próxima conferência no dia 21 de maio de 2015, às 19:30: “Paris Babel ou uma cidade multilíngue”.
Mundolingua
Museu aberto diariamente das 10h às 19h; 7 euros para adultos – 5 euros para estudantes até 25 anos.
Fonte: art, langage, apprentissage