MORÎÎPE ERE’PAMÎ PAINÎKON: evento de abertura das aulas de Macuxi Moroopai Wapichana Esenupa

Fonte: Divulgação

Por Anada Machado

Coordenadora do programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana | UFRR.

O evento aconteceu no auditório Alexandre Borges (UFRR) das 8 às 12 horas do dias 06 de maio de 2017. Incluiu a apresentação dos alunos, dos professores, das organizações indígenas presentes. Foi apresentado pela professora Ananda Machado um breve histórico do programa que começou em 2010 e as perspectivas de trabalho do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana. Estiveram presentes os coordenadores da Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC)- Eliandro Pedro de Souza, do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Enock Taurepang, da Divisão de Educação indígena (DIEI) Milton Dário Missias Melquior, da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM) Alzemiro Tavares.

Fonte: Divulgação

O professor Rodrigo Mesquita proferiu a palestra “Questões de Variação e Mudança em Línguas Indígenas”;  o antropólogo Wapichana Eliandro Pedro de Souza apresentou nas línguas Wapichana e Portuguesa sua pesquisa “Kutyanaa Da’y: Mundo Antigo Wapichana” e as professoras Wanja da Silva Sebastião e Ananda Machado abordaram “Estudos da língua Wapichana e Políticas Linguísticas”.

Tivemos 253 alunos inscritos e trabalharemos 10 turmas: 4 de introdução à língua e cultura Macuxi, 1 intermediária e 1 avançada; 2 turmas de introdução à língua e cultura Wapichana e uma turma com os níveis intermediário e avançado. Teremos também uma turma de Teatro no ensino das Língua e Culturas Macuxi e Wapichana com professores dessas línguas. Os cursos duram 40 horas (10 sábados das 8 às 12) com muita conversação, dramatização, artes, leitura e escrita dessas línguas. Durante o evento a regra foi falar prioritariamente nas línguas Macuxi e Wapichana. Assim, cantamos, dançamos, nos conhecemos e iniciamos com muito ânimo nossas aulas.

 

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes