Macron deseja tornar o francês a terceira língua mais falada no mundo
Em seu primeiro discurso na Academia Francesa, o presidente francês Emmanuel Macron definiu como objetivo nesta terça-feira (20) dobrar o número de estudantes em escolas secundárias francesas no exterior, que atualmente recebem cerca de 350 mil jovens em 500 instituições em todo o mundo. Em 2065, um bilhão de pessoas deverão falar francês, cinco vezes mais do que em 1960.
Para isso, a França desenvolverá, segundo ele, instituições “parceiras” e criará centros regionais de formação, como no México, para formar novos professores. Em seu discurso, Macron listou cerca de trinta medidas para fortalecer o “lugar e o papel” da língua francesa e do “multilinguismo”, com ênfase na ampliação do ensino da língua francesa na África.
O presidente francês anunciou com destaque a ambição de dobrar o número de estudantes estrangeiros de países emergentes na França, que devem ser recebidos em melhores condições. Um plano neste sentido será apresentado no início de 2019.
Acesso gratuito ao francês
Graças ao crescimento demográfico no continente africano, a francofonia é a tendência linguística com previsão de crescimento mais rápido no planeta: um aumento de 143% de novos falantes do francês é esperado entre 2015 e 2065 (62% para o inglês, em comparação), de acordo com a ONU.
Em 2065, um bilhão de pessoas deverão falar francês, cinco vezes mais do que em 1960, ocupando o segundo lugar no ranking das línguas internacionais mais faladas, perdendo apenas para o inglês, e o terceiro lugar entre os idiomas falados no planeta, internacionais ou não.
O francês está atualmente em quinto lugar entre os idiomas mais falados no mundo, após o mandarim, o inglês, o espanhol e, segundo estimativas, o árabe ou o hindi, de acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF).
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.