Língua Guarani será ensinada gratuitamente na UEMS/Dourados

guaraniLíngua Guarani será ensinada gratuitamente na UEMS/Dourados

Eduarda Rosa

Começa nesta quinta-feira (03/09), o curso da língua Guarani oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Organizado pelo Programa Rede de Saberes e pelo curso de Letras com habilitação em Inglês, o curso é gratuito e será oferecido na sede da Universidade, em Dourados.

As aulas serão ministradas pela egressa indígena do curso de Letras da UEMS, Ianara Valeska de Sousa e pelo professor Adilson Crepalde, com carga horária de 30h presenciais e 60h a distância. Os encontros presenciais acontecerão às quintas-feiras, das 12h às 13h.

A primeira turma inscrita é composta por 25 pessoas, a maioria não-indígena. Diante do grande número de interessados nesta primeira edição, porém, a coordenação curso trabalha com a perspectiva de abertura de novas turmas.

De acordo com a coordenadora do Programa Rede de Saberes da Universidade, Beatriz dos Santos Landa, a oferta do curso e a alta procura atestam a relevância cultural as línguas indígenas. “No MS nós temos 35 mil índios Kaiowá/Guarani que são falantes desta língua. No Brasil existe mais de 270 línguas indígenas, este curso é uma maneira de mostrar que as línguas indígenas estão vivas, elas têm o que ensinar para a gente. São línguas complexas, têm gramática, escrita, verbos”, explicou.

Durante as aulas, os alunos serão orientados principalmente em relação à conversação, mas também haverá noções da gramática escrita. “Nas aulas será possível fazer a conversação, tirar dúvidas, os professores mostrarão como é a construção das frases, além aprender também sobre a cultura da língua. No espaço a distância será possível fazer exercícios, ouvir frases, dentre outras atividades”, esclareceu Beatriz Landa.

Fonte: Portal UEMS

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes