Letônia promete preservar a língua russa nas escolas

Governo da Letônia promete preservar a língua russa nas escolas

letonia

Ex-premier queria extinguir o uso do idioma até 2018

A Primeira-Ministra da Letônia, Laimdota Straujuma, prometeu que manterá a utilização da língua russa em todas as escolas públicas do país que têm este idioma como principal, mas essa medida servirá apenas para as aulas de história, cultura e línguas. Em entrevista ao jornal Latvijas Avize na segunda-feira, 12/05, ela declarou que em nenhum momento foi dito que haveria mudanças na lei sobre a educação.

Segundo Staujuma é certo que o letão passará a ser mais utilizado nas classes, mas não de maneira exclusiva. A língua nacional substituirá a russa gradativamente, exceto em determinadas disciplinas.

O governo anterior do país, sob o mandato do Premier Valdis Dombrovskis, anunciou planos para acabar com o ensino em russo em todos os colégios estatais da Letônia até 2018, dado que, embora 40% da população nacional tenha a língua russa como materna, apenas o letão é reconhecido como idioma oficial, apesar das constantes tentativas parlamentares de reverter esse quadro.

Em setembro de 2004, o sistema nacional de educação passou por uma reforma que introduziu um esquema de ensino bilíngue em escolas de minorias étnicas prevendo a utilização do russo em 40% das matérias. A ideia atual, do governo de Straujuma, é a de diminuir essa cota para apenas um quinto, manobra que está sendo alvo de duras críticas por parte de movimentos em defesa da minoria russa do país.

Fonte: Diário da Rússia

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes