Jogos Mundiais Indígenas são lançados com presença de Dilma Rousseff e lideranças internacionais
Jogos Mundiais Indígenas são lançados com presença de Dilma Rousseff e lideranças internacionais
Cleide Passos, Ascom – Ministério do Esporte
Brasília foi palco na noite de terça-feira (23.06) da cerimônia de lançamento da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que acontecerá em Palmas (TO), de 20 de outubro a 1º de novembro. Com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, de ministro do Esporte, George Hilton, governadores, entre outras autoridades, a solenidade teve início com o hino nacional, tocado pelo bandolinista carioca, Hamilton de Holanda. A cantora baiana Margarete Menezes, madrinha dos jogos, também abrilhantou a festa.
Acesse aqui a página da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e aqui sua página no facebook.
A diversidade característica do Brasil e dos jogos fez parte da festa que recebeu representantes indígenas de 23 países e cerca de 30 guerreiros, acolhidos por autoridades do governo federal, estadFoto: Ivo Lima/MEual e local. Após receber uma bola de palha do representante da Nova Zelândia, e de ser abençoada pelo pajé Narciso da etnia paresi, assim como todos os presentes, a presidenta Dilma Rousseff saudou os indígenas e destacou a importância das etnias que irão se interagir e confraternizar em Palmas, além de garantir sua presença na cerimônia de abertura, no próximo dia 20 de outubro.
O ministro George Hilton agradeceu o apoio da presidenta Dilma Rousseff, que segundo ele, “desde o início das primeiras reuniões o pediu para não medir esforços na realização desse evento. O mundial será um momento de integração e resgate da identidade cultural, momento que propõe uma celebração arrojada, um encontro de paz e harmonia com a natureza”, afirmou.
Além das atrações musicais e apresentações culturais dos indígenas, o presidente do Comitê Intertribal (ITC), Marcos Terena, saudou os indígenas apresentou a logomarca dos jogos, desenhada pelo índio Carlos Terena, e aprovada por etnias de várias partes do mundo. Um vídeo apresentou o mascote dos Jogos, o índio Kali, vestido com roupas e adereços de várias etnias e convidou os presentes para participar dos jogos em Palmas.
A cerimônia contou com a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; Agricultura, Kátia Abreu; Cultura, Juca Ferreira; Integração Nacional, Gilberto Occhi;Turismo, Henrique Alves;Políticas Públicas para Mulheres, Eleonora Menicucci, Pepe Vargas, ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil; representante do PNUD no Brasil, Jorge Chedieck; governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg; vice-governadora do Tocantins e Carlos Amastha prefeito de Palmas, além de outras autoridades.
Fonte: Ministério do Esporte