Brasil participa de reunião dos BRICS sobre planos para cultura

Antonio Guerreiro (à dir.), embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil na Rússia - Foto: Lyubov Kazachenkova.

Antonio Guerreiro (à dir.), embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil na Rússia – Foto: Lyubov Kazachenkova.

Reunião dos Ministros da Cultura dos Países BRICS

Por Lyubov Kazachenkova
Editora-Chefe da Revista “Biblioteca Moderna de Todas as Rússias”
<lkazachenkova@gmail.com>
Especial para o IPOL

No dia 17 de junho o ministro da Cultura da Federação Russa, Vladimir Medinskiy, abriu a reunião de ministros da cultura dos países BRICS em Moscou.

“O BRICS é um formato único, que une os países com as maiores economias e de mais rápido crescimento, com políticas externas independentes e uma diversidade de culturas”, disse Vladimir Medinskiy. “Este aspecto cultural – a dimensão civilizatória dos BRICS – não é menos importante do que o poder econômico e o peso da política externa do nosso país no moderno mundo multipolar”.

Ministro da Cultura da Federação Russa, Vladimir Medinskiy - Foto:   Lyubov Kazachenkova.

Ministro da cultura russo, Vladimir Medinskiy (centro) – Foto: Lyubov Kazachenkova.

O ministro da cultura da China, Luo Shugan, o ministro de artes e cultura da África do Sul, Mtetwa Nati, o chefe da Motion Picture Association of South Africa, Zama Mkosi, o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil na Rússia, Antonio Guerreiro, o chefe adjunto da Missão Diplomática da Índia na Federação Russa, Sandeep Arya, o diretor do departamento de relações internacionais culturais do Ministério da Cultura da Índia, Monali Dhakate representaram os seus países nesta reunião.

Houve duas reuniões dos ministros. Durante a primeira reunião, as delegações dos países discutiram vários formatos de cooperação intergovernamental, trataram dos atuais intercâmbios culturais entre os países, como os festivais internacionais, congressos, exposições museológicas conjuntas e projetos de filmes, a partilha de iniciativas destinadas a aumentar a cooperação, incluindo o domínio da proteção do patrimônio cultural.

Os participantes manifestaram a sua posição de unidade nas questões de preservação e proteção do patrimônio cultural. Os países do BRICS são signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, de 1972. Atualmente, a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO inclui 47 locais de China, que é uma das maiores conjuntos no mundo, a 32 objetos na Índia, 27 na Rússia e 19 objetos no Brasil, ficando a África do Sul em último lugar com apenas 8 itens.

Lyubov Kazachenkova

Lyubov Kazachenkova

Outra tarefa da cooperação no âmbito do BRICS são as experiências no domínio da educação e da formação de especialistas em matéria de conservação, gestão e proteção dos sítios do Patrimônio Mundial. Além disso, concluiu-se ser grande a relevância do apoio mútuo na dura concorrência entre os países do mundo para a inclusão de objetos nacionais na Lista do Patrimônio Mundial.

O alto valor desta reunião relaciona-se também com o fato de terem os países do BRICS assinado o primeiro acordo para a cooperação na área da cultura: o Protocolo e a Declaração da Primeira Reunião de Ministros da Cultura dos Países Membros do BRICS.

“Este acordo trata do acesso dos cidadãos às culturas uns dos outros, o estabelecimento de ligações horizontais entre as instituições culturais e os valores culturais dos países membros”. O ministro russo reitera que os países do BRICS pretendem promover a cooperação e o intercâmbio em diversas áreas da cultura, como a música, o teatro, a dança, as artes plásticas, o artesanato e as artes circenses, as bibliotecas e museus, preservação, o cinema e a educação”. Não esquece, ao mesmo tempo, a atenção para as necessidades do desenvolvimento do turismo entre os países do bloco.

Estão abertas, assim, algumas vias para, nos próximos anos, construir um interessante programa de cooperação cultural, realizando dezenas de eventos. Por exemplo, no ano do 70º aniversário da Vitória sobre o Fascismo há muitos eventos na Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul.

Como afirmou o Ministro da Cultura da China Luo Shugan, a cultura é um elemento de soft power capaz de construir pontes entre os diferentes países e, por isso, os países precisam desenvolver mecanismos para realizarem reuniões regulares dos ministros da cultura e da integração.

Foi realizada recentemente, em Hong Kong, com grande sucesso, uma Semana do Filme Russo. A Rússia tem organizado um festival muito popular da cultura indiana intitulado “Namaste, Rússia!”. No recente Festival Internacional de Cinema de Pequim foram apresentados seis filmes russos, um deles – “White Noite Branca”, que participou da competição principal. Em maio, o ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Medinskiy, abrirá negociações com o seu congênere da China sobre a cooperação e as perspectivas dos filmes russos na China.

Em 2016, como parte da temporada transcultural da Rússia – na África do Sul será realizada uma semana de filmes russos, além de vários eventos planejados em várias cidades da China e do Brasil. Expandir a cooperação inter-museu entre a Rússia, a China e a Índia permitirá a realização, na China, de 12 grandes projetos de exposições ainda em 2015. Em setembro, o “Museu da Capital” de Pequim vai começar a trabalhar na exposição histórica e documental do acervo do Museu Histórico do Estado da Rússia “Vitória no 70º do Aniversário do Fim da Segunda Guerra Mundial “.

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil na Rússia, Antonio Guerreiro, observou que a ausência do ministro da cultura de seu país deu-se devido ao fato de que, em paralelo com a reunião em Moscou, houve um evento dos países do MERCOSUL. Mas o Brasil reafirmou o seu desejo de cooperar ativamente em todas as áreas da aliança do BRICS. Foi no Brasil, em Fortaleza, a Cúpula do BRICS deste ano, em que se definiram as formas de cooperação, por exemplo, no domínio da segurança na Internet. “Nosso país é multicultural. O Brasil é muitas vezes considerado como um Portugal dissolvido nos trópicos”. Reiterou ainda que o fato de ser um país multiétnico, não impede o desenvolvimento, mas que ao contrário é um poderoso motivador para o desenvolvimento. “Estou trabalhando na Rússia há um ano e meio e estou muito feliz em saber que os russos são tão interessados nas múltiplas culturas do Brasil. Muitos eventos estão sendo organizados pela troca intercultural. Por exemplo, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, existe uma escola de ballet, onde especialistas do Teatro Bolshoi estão ensinando nossos bailarinos. E esta cooperação dá resultados tangíveis “.

Em 2015, prevê-se assinar acordos de cooperação e intercâmbio de peritos e formação entre as principais bibliotecas russas e bibliotecas nacionais dos estados membros e entre os centros nacionais e culturais do BRICS. Outro marco no setor de bibliotecas será a 81ª Conferência Geral e a Assembleia da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), que será realizada na Cidade do Cabo (África do Sul), e na qual está prevista a assinar uma série de documentos sobre a cooperação no campo da biblioteconomia.

A próxima reunião dos Ministros da Cultura será realizada em 2016, na Índia.

Tradução: Gilvan Müller de Oliveira

Fotos: Lyubov Kazachenkova

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes