Instituto Cultural Alter’brasilis organiza conferências sobre a cultura brasileira
O Instituto Cultural Alter’brasilis, que tem como foco a promoção da cultura brasileira e da lusofonia, organiza uma série de Conferências sobre a cultura, literatura e cinema brasileiros, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017, em Paris. As conferências são ministradas em francês e têm entrada aberta para sócios prévia inscrição (para ser sócio do instituto é necessário pagar uma anuidade de 10 euros).
Cronograma
13/01: Cinco séculos de poesia brasileira II – Reflexão sobre as mulheres e erotismo na poesia moderna e contemporânea brasileira. Quais são as mudanças de perspectiva que ocorrem quando a mulher não está mais no papel tradicional de “musa”, mas se torna uma poeta? Apresentado pela pesquisadora Patrícia Lavelle.
20/01: História do Brasil através do cinema II – Miscigenação e sincretismo: as influências da cultura Africana no Brasil. Durante anos, os intelectuais brasileiros foram influenciados pelas teorias deterministas sobre a miscigenação brasileira. Em outras palavras, estes cruzamentos foram consideradas obstáculos ao desenvolvimento. Nesta intervenção, pretende-se olhar para a influência deste processo sobre a cultura brasileira hoje, tendo como ponto de partida a história da escravidão no Brasil. Com apresentação do filme Xica da Silva, de Cacá Diegues.
03/02: Cinco séculos de poesia brasileira III – Empréstimos, Hibridizações e viagens históricas entre a música popular e produção poética brasileira. Apresentado pela pesquisadora Patrícia Lavel
04/02: História do Brasil através do cinema III – Contradições regionais do território brasileiro. A área total do Brasil atingiu 8.511.965 km2 e o país está dividido em cinco regiões. De acordo com uma estimativa feita em 2004, o país teria uma população total de 182,711,291 habitantes. Em nossa conferência, a partir dos processos históricos de trabalho no Brasil, vamos tentar entender as especificidades de cada região em termos econômicos, sociais e culturais. Com apresentação do filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha.
Mais informações na página da AlterBrasilis.
Fonte: Plataforma 9