Inscrições abertas – Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França Ano letivo 2021-2022

Este programa está aberto a todos os estudantes brasileiros, 

– de 20 a 30 anos de idade, 

– matriculados em último ano de graduação no momento de sua candidatura, – caso já tenham um curso superior completo, matriculados em outro curso superior (uma  segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização), 

– matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer  outro curso, 

– com bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de  Referência para as Línguas). 

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de  familiarização com a língua e a cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a  autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas falantes de  língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.  

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de  funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa  universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de  assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados. 

Desde julho de 2018, a França conseguiu o status de Estado observador associado da  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Através desse novo status, a França  reforça os vínculos com os Estados membros da Comunidade, com a qual compartilha  princípios e objetivos, entre os quais a promoção do plurilinguismo e a diversidade cultural.  O programa de assistentes de língua portuguesa na França é um exemplo desses objetivos. 

Inscrições 

O formulário de inscrição pode ser consultado e retirado na página eletrônica do France  Education International, no seguinte endereço: 

https://www.ciep.fr/assistants-langue-france/pays-concernes 

 

ATENÇÃO: A parte reservada ao professor deve ser completada e assinada ANTES de  completar e assinar o dossiê do candidato.

Os candidatos devem indicar a cidade de sua preferência no âmbito das academias escolares  participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. Mas são as instituições responsáveis pelo programa que se mantêm soberanas quanto às decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos em função das vagas e  do perfil de cada um.

Desde 2018, a Embaixada recruta assistentes brasileiros para a Guiana. Em 2018-2019, os  estados do Amapa, Pará, Pernambuco, Amazonas, Bahia e Ceará foram contemplados com esse recrutamento. Por causa do custo de vida, o salário do assistente é maior do que em  outros lugares da França (em 2018 e 2019, cerca de 1100 € por mês). 

Os dossiês são totalmente eletrônicos. Serão preenchidos de maneira eletrônica por cada  candidato que enviará depois o seu dossiê em formato reduzido PDF por e-mail. Pede-se aos candidatos que preparem e enviem seu dossiê de inscrição logo após a publicação do edital de candidatura a fim de evitar eventuais problemas técnicos de correio eletrônico. Os prazos  e o formato PDF são rigorosos. Não serão aceitos os dossiês escaneados. A data limite fixada para o envio do dossiê é aquela do envio do dossiê por e-mail ao destinatário (embaixada ou consulados). Nenhuma exceção será concedida. Os candidatos receberão um  e-mail de confirmação da nossa parte sinalizando a boa recepção do dossiê. Se necessário, você poderá compactar o arquivo usando os formatos: .zip, .rar ou .7z. 

Sites para reduzir o tamanho do seu dossiê PDF:  

https://smallpdf.com/pt/compressor-de-pdf 

https://pdfcompressor.com/pt/ 

Não serão aceitos dossiês enviados para Google Drive, Dropbox e outras plataformas  semelhantes. 

Adicionando anexos: 

Caso você não consiga incluir anexos diretamente no arquivo PDF, você poderá anexá-los ao  seu arquivo clicando no clipe de papel no canto superior esquerdo do dossiê de inscrição. 

Calendário de seleção 

Os dossiês deverão ser recepcionados pelos diferentes serviços de cooperação e ação  cultural segundo a região de origem do candidato no mais tardar até segunda-feira, dia 23 de novembro de 2020 (cf. lista abaixo). Nenhuma inscrição será aceita depois do dia 23 de  novembro de 2020. 

1ª etapa: de 19 de outubro a 23 de novembro de 2020 

Lançamento do edital no Brasil e recepção de dossiês de candidatura por parte dos  Consulados e da Embaixada da França. 

2ª etapa: de 24 de novembro a 14 de dezembro de 2020 

Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por  telefone) e serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível regional

3ª etapa: 18 de dezembro de 2020 

Os candidatos serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível nacional (publicação no site da Embaixada da França no Brasil). https://br.ambafrance.org/ 

4ª etapa (abril/maio de 2021) 

A Embaixada comunica aos candidatos selecionados sua designação na França metropolitana  ou em um de seus departamentos ultramarinos. 

Número de vagas 

O Ministério da Educação Nacional francês determina, todos os anos, entre março e abril, o  número de vagas para assistentes de língua estrangeira atribuído a cada país. A título de  informação, em 2019, 34 vagas para assistentes de português (das quais 9 na Guyana  Francesa) foram atribuídas ao Brasil. 

Nomeação e remuneração 

Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão  por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2020 a 30 de abril de 2021, onde efetuarão  um total de 12 horas semanais. Atualmente, o salário mensal líquido varia entre 770 e 785  euros para os assistentes na França Metropolitana. Eles terão um visto de trabalho. É  aconselhável que o assistente vá para a França com pelo menos 1.000 euros de reserva. 

As despesas relativas à viagem, seguro e visto são de responsabilidade do assistente. 

A quem enviar por e-mail seu dossiê de candidatura em formato pdf reduzido? 

Envio do dossiê pdf reduzido aos seguintes responsáveis: 

>> Candidatos do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, RO, RR, AC 

Envio do dossiê de candidatura e pedido informações: 

Assistente de cooperação educativa: Aline Bastos Lima  

brasiliaeducative@gmail.com 

>> Candidatos do RJ, ES, MG 

Envio do dossiê de candidatura e pedido informações: 

Adida de Cooperação para o Francês: Adriana Davanture 

riolinguistique@gmail.com 

>> Candidatos da BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA 

Envio do dossiê de candidatura e pedido de informações: 

Assistente: Carolina Soccio  

recifelinguistique@gmail.com 

>> Candidatos de SP, PR, SC, RS, MS 

Envio do dossiê de candidatura e pedido de informações: 

Assistente de cooperação para o Francês: Ivone Figueiredo 

scac.sp.seclinguistique@gmail.com

 

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes