I Seminário Nacional de Pesquisas e estudos sobre as cidades – Espaços, atores e dinâmicas no nordeste do Brasil,entre 28 a 30 de setembro no Maranhão

Seminario-CitadinoO I Seminário Nacional de Pesquisas e estudos sobre as cidades – Espaços, atores e dinâmicas no nordeste do Brasil acontece de 28 a 30 de setembro no Maranhão. Em sua primeira edição, o evento pretende constituir-se como um espaço para reflexões e debates sobre as complexas realidades das cidades brasileiras e maranhenses, contribuindo de maneira decisiva para a produção científica, o planejamento urbano, o reconhecimento da diversidade étnica e racial, e, a construção de um ambiente mais democrático e plural em nosso arranjo contemporâneo. O período de Inscrição de resumos dos trabalhos, propostas de minicursos e oficinas vai até 31 de agosto.

Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo, o encontro pretende contribuir para o contato de pesquisadores das instituições maranhenses com estudiosos de outros estados do país e estimular o desenvolvimento da produção científica no Estado do Maranhão, especialmente na região do Baixo Parnaíba Maranhense – MA.

Articulando saberes dos campos históricos, antropológicos, sociológicos, artísticos, pedagógicos e culturais, como resultado de um ambiente acadêmico interdisciplinar, através de conferências, mesas de debates, minicursos, oficinas, sessões de comunicações e um workshop, espera-se que o evento constitua-se como um espaço recorrente para reflexões e debates qualificados sobre as cidades e seus dilemas no Maranhão e na região Nordeste do Brasil.

Eixos temáticos das sessões de comunicações orais:

1 – Ciências Sociais: Debates sobre o urbano e o rural.

2 – Populações tradicionais no nordeste do Brasil.

3 – Sociedade, desenvolvimento, questões agrárias e meio ambiente.

4 – Violências, conflitos e vítimas no nordeste do Brasil.

5 – Politização da vida social e lógicas da ação coletiva.

6 – Educação, currículo e questões didáticas.

7 – Formação docente, PIBID e estágio em questão.

8 – Turismo e cidades no nordeste do Brasil.

9 – Narrativas literárias e artísticas ¨na¨e ¨sobre¨ as cidades.

10 – Cursos superiores interdisciplinares: experiências e perspectivas.

Coordenação geral : Prof. Dr. Clodomir Cordeiro de Matos Júnior (UFMA)

Comissão científica:Prof.ª Dr.ª Amanda Gomes Pereira (UFMA) Prof. Dr. Antônio Marcos de Sousa Silva (UNILAB) Prof. Dr. Clodomir Cordeiro de Matos Júnior (UFMA) Prof. Ms. Edimilson Moreira Rodrigues (UFMA) Prof.ª Dr.ª Fernanda Rodriguez Galve (UFMA) Prof. Dr. Igor Monteiro Silva (UFC/UECE) Prof.ª Ms.ª Janine Alessandra Perini (UFMA/UDESC) Prof. Dr. Josenildo Campus Brussio (UFMA) Prof. Dr. Radamés de Mesquita Rogério (UESPI)

Mais informações no site Seminário Citadinos.

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes